CADERNO IPATINGA 2024

14 de agosto, de 2022 | 11:12

Mais de 35 nomes ligados ao Vale do Aço pleitearão cargos políticos em outubro

Divulgação
Celinho Sintrocel e Professor Vespa, dois dos candidatos a deputado estadual no dia 2 de outubroCelinho Sintrocel e Professor Vespa, dois dos candidatos a deputado estadual no dia 2 de outubro

O fim do prazo para requerimento de registro de candidatos termina na próxima segunda-feira (15), entretanto, o Diário do Aço levantou nomes de dezenas de pré-candidatos ligados ou com raízes no Vale do Aço que já constam no site da Justiça Eleitoral dispostos a enfrentarem as urnas no próximo dia 2 de outubro. Entre os postulantes ao cargo de deputado estadual, deputado federal e senador, 37 nomes poderão constar na urna eletrônica, conforme apuração inicial da reportagem. 

Na lista de postulantes a atuar em Brasília, na Câmara Federal, entre 2023 e 2026, constam nomes conhecidos na política, seja por sua própria trajetória ou ligação familiar, tais como: Rosângela Reis (PL); Alê Silva (Republicanos); Hercílio Diniz (MDB); Robertinho Soares (Avante); Eneas Réis (União); Cecília Ferramenta (PT); Cassinha Carvalho (União); Wanderson Gandra (Pros); Flaviano Dueli (PCB); Daniel Cristiano (PCB); Thiago Torres (PSD); José Fernando (Rede) e Gesiney Campos (PL).
 
Estadual

Os até então candidatos a deputado estadual são muitos, segundo a pesquisa do Diário do Aço. Somadas as possíveis candidaturas, 24 nomes aparecem na lista: Celinho Sintrocel (PCdoB); Professor Vespa (Rede); Carlos Lima (Progressistas); Léo Patrick (PT); Rair Anício (PSTU); Jouberth Souza (PL); Mauro Guimarães (Novo); Rogério Anício (Novo); Rafael Eugênio (Novo); Daniel Guedes (PSD); Heleno Boy (Progressistas); Jorge Ali (PSC); Coronel Silvane (PSC); Avelino Cruz - Vevê (PP); Professora Mariene (Patriota); Adriano Martins (PSD); Lincoln Drumond (PL); Vinicius Bim (PT); Chico Simões (PT); Geraldo Gualberto (PSC); Duda das Cadeiras (PCB); Diego Arthur (PCB); Fabiano Moreira (PSB) e Alexandre Coutinho (Avante).
 
Senador

O candidato a senador com raízes em Ipatinga e no Vale do Aço será o já atual integrante da Câmara Alta Alexandre Silveira (PSD). O nome de seu primeiro suplente está em aberto, mas é um posto cobiçado, uma vez que Silveira poderá se tornar ministro, caso Lula – a quem o ex-delegado apoia-, seja eleito presidente. Automaticamente, seu suplente, a exemplo do que já ocorrera com ele em relação a Antonio Anastasia, herdaria a cadeira, tornando muito cobiçada a vaga de primeiro suplente.
 
Números

Cada partido, coligação ou federação poderá requerer o registro de um candidato aos cargos de presidente, com o respectivo vice-presidente; governador e vice; senador e seus suplentes.

Para as eleições proporcionais, a legislação eleitoral trouxe uma novidade. O número máximo de candidatos a serem apresentados para os cargos de deputado federal e estadual deve ser de 100% mais um do total de lugares a preencher. Em Minas Gerais, portanto, o limite é de 54 candidaturas para deputado federal e 78 para deputado estadual, pois temos 53 deputados federais com mandato vigente e 77 deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A legislação anterior previa a possibilidade de serem lançados até 150% do número de lugares a preencher, para ambos os cargos, no caso de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

16 de agosto, 2022 | 16:26

“Cada um querendo arrumar uma boquinha, só que no andar de cima. Será que tão pensando mesmo na coletividade? 700 candidatos, será que tem vaga na Assembleia pra tanta gente? Alguém vai sobrar. Risos.”

Envie seu Comentário