Arquivo DA
O caso foi registrado na Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks
Por Matheus Valadares Um adolescente de 12 anos foi vítima de agressão física e importunação sexual na Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, no bairro Cruzeirinho, em Timóteo, na tarde de terça-feira (7).
Conforme apurado pelo Diário do Aço junto a familiares, o aluno do 7º ano e diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) relatou que vinha sendo alvo de importunação sexual por parte de outros alunos. No dia do fato, um estudante do 9º ano teria exibido o órgão genital para ele.
O adolescente procurou auxílio junto ao vice-diretor da escola. Após a intervenção, os alunos foram liberados.
Ainda segundo as informações, o estudante entrou em crise e chutou uma lixeira. Nesse momento, o porteiro da unidade interveio e, conforme relatado pelos familiares, segurou o adolescente pelo pescoço e desferiu um soco no nariz do menino, causando inchaço e sangramento.
O estudante foi encaminhado para a UPA da cidade, onde recebeu atendimento médico. Conforme a mãe do adolescente, Ediana Silva, desde 2025 o filho passa por problemas parecidos ao frequentar a escola.
Nesta quarta-feira (8), devido à carga de estresse, o estudante precisou ser levado ao Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, para ser atendido novamente. Conforme relato da mãe ao Diário do Aço, ele está muito abalado com o ocorrido, o que tem ocasionado também uma sequência de enjoos e vômitos.
Resposta do Estado
No fim do dia desta quarta-feira, a pedido do Diário do Aço, Secretaria de Estado de Educação (SEE) se manifestou sobre o caso. Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclarece que repudia o mau comportamento no ambiente escolar e reitera seu compromisso com a paz. Sobre o ocorrido na Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, em Timóteo, a direção da instituição de ensino atuou de imediato para a realização do acolhimento e execução dos procedimentos necessários frente às acusações do estudante.
Os pais dos estudantes envolvidos foram convocados e tanto a mãe quanto o estudante mencionado já receberam suporte do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), formado por psicólogo e assistente social, que atuam diretamente no cuidado e na escuta qualificada da comunidade escolar. A pasta reforça, ainda, que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Coronel Fabriciano, responsável pela coordenação da unidade, irá adotar um plano de ação para fortalecer a mediação de conflitos, com o apoio do referido Núcleo, além de intensificar ações de convivência na unidade de ensino, com foco no respeito e no convívio saudável, reforçando políticas de parentalidade que reiteram o papel fundamental da família no processo educativo em parceria com a escola.
A SEE/MG reafirma seu compromisso com ambientes educativos seguros, acolhedores e democráticos, onde cada estudante seja respeitado e protegido. A rede seguirá atuando com firmeza, responsabilidade e sensibilidade para garantir que situações como essa sejam prevenidas e tratadas com todo o cuidado necessário.