14 de setembro, de 2016 | 09:45
PC investiga médico que incita atraso no atendimento da emergência do Hospital São Camilo
Agravamento da crise no hospital gera mais um capítulo no debate político eleitoral de 2016 em Coronel Fabriciano
A greve dos médicos do hospital São Camilo, em Coronel Fabriciano, sob a alegação de falta de pagamento, tem um novo desdobramento, que acabou virando caso de polícia.O pivô da novidade” é um áudio que vazou do círculo interno dos profissionais do hospital para o público. Replicado aos milhares, no wthasapp, a gravação atribuída a um médico do hospital repassa orientações para que médicos não atendam pacientes classificados com a cor amarela, na emergência médica. O objetivo é provocar tumulto na portaria do hospital.
A crise no hospital, surgida no meio da campanha eleitoral, já tinha ganhado capítulos no debate político em Coronel Fabriciano, com troca de acusações entre candidatos. Agora, o áudio acirrou ainda mais os ânimos.
Por que a cor amarela? De acordo com o Protocolo de Manchester, os pacientes que dão entrada em um hospital são classificados por cores.
Na escala, aos pacientes que correm risco de morrer é atribuída a cor vermelha (atendimento imediato), aos que estão com urgência médica, com risco médio, a cor laranja (atendimento em 10 minutos) e, aos que apresentam urgência, mas sem riscos, atribuída a cor amarela (atendimento em até uma hora).
Normalmente, os pacientes classificados como amarelos são em maior número e, justamente eles, seriam o alvo do atraso intencional no atendimento, conforme o áudio, cuja descrição está abaixo. O áudio gerou revolta nas redes sociais e também é alvo de uma investigação policial.
O objetivo da apuração da Polícia Civil é confirmar a identidade do médico que repassa as orientações aos demais colegas, para dificultar o atendimento.
O portal Diário do Aço teve a confirmação junto à Delegacia de Polícia Civil, que foi instaurado, nesta terça-feira, inquérito para apurar a possível omissão de socorro no Hospital São Camilo, no atendimento dos casos de emergência.
Como exercem atividade essencial para salvar vidas, o responsável pela incitação pode responder criminalmente pelo caso. Qual omissão é penalmente relevante”, afirmou o delegado Washington Moreira.
A Assessoria de Comunicação do Hospital São Camilo informou na manhã desta quarta-feira, ao Portal Diário do Aço que deverá se pronunciar posteriormente sobre o caso. "O áudio é - supostamente - de um médico e não representa a posição da instituição hospitalar", adiantou.
Já o advogado citado na gravação informou que aguardava a realização de uma assembleia com os médicos para que, possivelmente na quinta-feira (15) se pronuncie sobre o assunto.
A descrição do áudio é a seguinte:
"Boa noite, acabei de conversar com o Maycon aqui, advogado. Então, queria orientar a todos os plantonistas. Não existe discurso de que não vai atender o amarelo, para fazer tumulto lá fora. Pelo amor de Deus, não falem isso, porque se tiver qualquer um petista lá dentro, estiver gravando um áudio ou vídeo desse, vai dar problema. O intuito é esse mesmo, de dar tumulto, mas a gente não vai falar isso, pelo amor de Deus”.
Então, qual que é a fala? 'Vou atender, na medida do possível. Estou com paciente grave aqui, estou fazendo uma sutura, estou ocupado agora e não tem como atender à porta. Esse tem que ser o discurso. Então, não tem discurso de não vou atender para fazer tumulto lá fora. O nosso objetivo é esse mesmo, mas não vamos falar isso, pelo amor de Deus. Combinado?”
Então, todo mundo antenado com isso. A pressão tá subindo, o negócio tá fedendo, hoje o que recebi de ligação aqui, para atender o amarelo lá, não está descrito. Então vamos manter o pé, não vamos arredar e todo mundo nesse sentido aí".
Outra coisa, qualquer coisa liga para o advogado, ele está disponível qualquer hora, pode ligar. Aconteceu qualquer coisa aí, alguém fez pressão, alguém falou m..., ligue para ele e passa pra ele te orientar. A gente está pagando caro para isso. Então não fique na dúvida aí não. Falou, um abraço".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Maria Antônia dos Santos Rodrigues
20 de outubro, 2016 | 10:23Vanessa Maria dos Santos Rodrigues foi ao hospital com inchaço nos pés. Ficamos esperando até uma hora da manhã. Quando a enfermeira chamou falou que era apenas um inchaço e a médica de plantão não ia atender mais e a paciente faleceu dia 01/09/2016 no Márcio cunha com infecção generalizada. Devido o atraso pouco pode ser feito para salvar a vida dela.”
Jaeder Teixeira Gomes
14 de setembro, 2016 | 17:51Infelizmente isso é a regra. Quando o candidato deles perdeu a eleição para presidente, disse com todas as letras, diante dos microfones: "Nós vamos bloquear esse governo no Congresso até ele se tornar inviável". E seu vice disse: "Nós vamos sangrar esse governo". Não fizeram outra coisa, e deu no que deu.”