21 de setembro, de 2016 | 17:19
Candidatos expõem propostas em debate promovido pela TV Cultura
Entre outros temas, eles abordaram suas ideias para áreas como saúde, segurança pública e desenvolvimento
Os candidatos a prefeito de Timóteo abriram a série de debates promovida pela TV Cultura Vale do Aço, visando às eleições municipais do dia 2 de outubro. A explanação de ideias ocorreu na noite de terça-feira (20), na sede da emissora, e contou com a presença de Keisson Drumond (PT); Douglas Willkys (PSB); Sérgio Mendes (PSDB); Geraldo Ribeiro (PPS); e Geraldo Hilário (PP).O candidato Gentil Moreira Filho (PEN) não enviou representantes para a reunião preparatória e nem tampouco confirmação prévia (14 horas de antecedência) de participação no debate. Nesta quinta-feira (22), a partir das 21h, será a vez dos candidatos de Ipatinga.
Para Geraldo Hilário, o momento foi extremamente importante e válido quando os candidatos vivem a etapa da busca pelo voto. A TV Cultura está de parabéns por essa inciativa, uma forma democrática de colocar os candidatos lado a lado com suas ideias, projetos e sua forma de conduzir o processo eleitoral. Foi um momento importante”, avaliou.
Geraldo Ribeiro chamou atenção para o fato de que é o candidato mais idoso e falou sobre uma curiosidade. Sou o mais velho e Douglas o mais jovem. Foi muito importante o debate, nós gostamos. Tivemos alto nível e é assim que temos de fazer a política, decente e com verdade”, resumiu.
Sérgio Mendes disse ter conseguido mostrar que, entre as suas prioridades, a saúde é uma das principais. Tenho visto essa população sofrendo, muitas pessoas acamadas, dependendo de um exame, de um remédio. Por outro lado, precisamos, também, retomar um programa de segurança pública com urgência. A população tem sido assaltada em todo canto. Precisamos tomar medidas”, pontuou.
Ele também destacou a necessidade de ajuizar uma ação contra a Copasa, para pedir a suspensão da taxa de esgoto e também retomar o convênio com o Hospital São Camilo Timóteo.
O atual prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, afirmou se sentir a vontade em debates e teve a oportunidade de perguntar aos seus adversários e esclarecer dúvidas. De meu governo destaco que não existe uma denúncia de corrupção. Fiquei satisfeito com o debate e acho fundamental que as pessoas possam criticar, porque só é criticado quem está fazendo”, ponderou.
Douglas Willkys, de 29 anos, disse que o momento foi muito importante para apresentar ideias e a forma como entende que a política tem que ser feita no país. Precisamos mudar a forma de disputar as eleições, não podemos mais fazer eleições milionárias, cheias de acordos com cargos sendo leiloados, para depois prejudicar o andamento da máquina pública. Sou o único formado em administração pública e temos o melhor plano de governo, além de experiência com administração do Legislativo municipal”, salientou.
Esgoto
Geraldo Hilário, Douglas Willkys e Sérgio Mendes chamaram atenção para a questão da taxa de esgoto no município. Hilário lembrou para o fato de que, durante a gestão de Sérgio Mendes, foi aprovada a taxa. Entretanto, segundo disse, ele fez um projeto que continha um artigo que não permitia que a Copasa cobrasse esgoto, antes que fosse feito o tratamento. Na calada da noite, esse artigo 37 foi abolido e queria saber o que Douglas pensou na hora”, indagou Hilário.
Por sua vez, Douglas afirmou que Hilário estava equivocado e que votou o plano municipal de saneamento básico. Ou seja, as diretrizes que a cidade precisava para poder efetivar as ações na área de saneamento básico. Essa questão de taxa foi definida depois. Vamos colocar metas para que a Copasa preste um serviço em nosso município”, assegurou. Por sua vez, Sérgio Mendes garantiu que vai pedir a suspensão da taxa de esgoto.
Keisson esclareceu que o que dá direito a Copasa de cobrar taxa de coleta de esgoto foi a venda da tubulação que sai da porta da casa dos moradores e vai ate o curso dágua”. Isso foi feito pelo antecessor que tenta confundir a cabeça da população. Se você viu os R$ 7 milhões da Copasa serem pagos, foi esse o grande problema que hoje dá direito da Copasa fazer essa cobrança”, frisou.
Temas como a segurança pública, orçamento participativo e coleta seletiva e a qualidade de vida da população, foram abordados por todos eles, assim como as realizações, no caso de ex-prefeitos e do atual gestor da cidade.
Os candidatos também chamaram atenção para questões relativas à Ficha Limpa e se afirmaram aptos em questões jurídicas. Além disso, falaram sobre a situação da saúde e do convênio com o Hospital São Camilo, que recentemente viveu a paralisação no atendimento, em razão do atraso no pagamento dos médicos.
Veja o vídeo do debate, no Facebook do Diário do Aço: Debate Eleições Municipais Timóteo 2016
Wõlmer Ezequiel
No total, cerca de 15 profissionais, entre jornalistas, técnicos e direção foram envolvidos no debate desta quarta-feira, 20
No total, cerca de 15 profissionais, entre jornalistas, técnicos e direção foram envolvidos no debate desta quarta-feira, 20Wõlmer Ezequiel
A TV Cultura Vale do Aço tem tradição em promover debates eleitorais desde seu inicio na década de 1980
A TV Cultura Vale do Aço tem tradição em promover debates eleitorais desde seu inicio na década de 1980 Wõlmer Ezequiel
Debate iniciado às 21h só foi encerrado por volta de 23h. Iniciativa de contemplar a participação de todos os concorrentes alonga o programa.
Debate iniciado às 21h só foi encerrado por volta de 23h. Iniciativa de contemplar a participação de todos os concorrentes alonga o programa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]























