28 de setembro, de 2016 | 16:13

Setembro Amarelo e o suicídio

Assim como nos anos anteriores, rodou o mundo neste mês de setembro a campanha "Setembro Amarelo", que consiste na prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídioSetembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio
Assim como nos anos anteriores, rodou o mundo neste mês de setembro a campanha Setembro Amarelo, que consiste na prevenção ao suicídio. Segundo especialistas, se aproximar ou conversar com alguém, seja um profissional ou não, faz muito bem a quem tem tendência a esse ato.

Apesar de toda essa mobilização, o suicídio é um assunto pouquíssimo tratado, mas de suma importância. As taxas de tentativas ou morte por suicídio aumentam cada vez mais, inclusive entre homens. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros por dia que tiram sua própria vida sendo que 9 em cada 10 poderiam ser prevenidos.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal Da Bahia (UFBA) as pessoas acima de 59 anos, as menos escolarizadas e indígenas, são as que mais cometem suicídios.

Ainda segundo a pesquisa, entre os homens, esse ato é mais comum, por terem dificuldade para expor seus sentimentos já as mulheres “são mais religiosas” e por isso, se sentem mais protegidas e confiantes. Viu-se também que os homens tem uma forma muito mais agressiva de se matarem do que as mulheres que geralmente tomam comprimidos enquanto os homens se jogam da janela ou se enforcam.

Na adolescência e na juventude, muitos conflitos são gerados. Fatos humilhantes no dia a dia, frustração na escola ou faculdade, problemas no trabalho, conflitos de relacionamentos amorosos, insegurança, falta de perspectiva de vida, entre outros como a instabilidade financeira e o abandono, são influenciadores fortíssimos para que pessoas de 10 a 59 anos tirem a própria vida.

Se tratando de idosos, a situação é muito mais agravante, geralmente pelo acumulo de problemas de saúde, isolamento social, viuvez, etc. Para estes, a cada quatro tentativas, há uma morte, já entre adolescentes, a cada duzentas tentativas, uma morte. Conclui-se então que os adolescentes tentam mais suicídio, mas os idosos cometem mais.

É importante que estejamos atentos às pessoas que convivem conosco, conversar, cuidar e ajudar mais às pessoas faz bem a todos. A prevenção ao suicídio deve ser constante e não apenas no mês de Setembro.

Para saber mais, clique nos links abaixo:
https://goo.gl/r0YC2N
https://goo.gl/LRozUL
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário