29 de setembro, de 2016 | 17:45
HMC é palco do 5º Simpósio de Cirurgia Vascular no Vale do Aço
Evento apresenta, no Vale do Aço as mais recentes técnicas operatórias e a evolução dessa área da Medicina
Divulgação

O Hospital Márcio Cunha e a Usisaúde realizam nesta sexta-feira (30) das 19h às 22h, a quinta edição do Simpósio de Cirurgia Vascular do Vale do Aço, direcionado a médicos cirurgiões vasculares, especialistas em Clínica Médica, hematologistas, cardiologistas e estudantes de medicina da região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no momento do evento, no auditório da Unidade I do hospital.
Este ano, o simpósio se amplia com uma novidade tecnológica. Pela primeira vez, será transmitido ao vivo pela internet, por meio do site da regional mineira da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Para acessar, basta entrar no endereço www.sbacvmr.com.br.
Com o tema Tratamento da Doença Carótida”, o principal propósito do Simpósio é apresentar ao Vale do Aço as mais recentes técnicas operatórias e a evolução dessa área da Medicina.
Para isso, terá as presenças dos médicos Dr. Daniel Mendes e Dr. Túlio Navarro, ambos dos Hospitais das Clínicas e Mater Dei, de Belo Horizonte; e do médico da, Dr. Leonardo Aguiar Lucas, que é pós-graduado no Arizona Health Institute, dos Estados Unidos. Todos membros da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
A carótida (artéria que leva sangue ao cérebro), muitas vezes, sofre como a formação das placas de ateroma, o que provoca a diminuição do fluxo de sangue e é a principal causa do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico”, explica o médico cirurgião vascular e endovascular do Hospital Márcio Cunha, Dr. Luiz Ronaldo Godinho Pereira, um dos organizadores do Simpósio. As consequências em casos assim podem ser perda de consciência, perda da mobilidade dos membros, perda da linguagem ou até a morte do paciente.
Por isso, o médico alerta para a melhor forma de combate da doença: a prevenção. É fundamental que as pessoas mantenham uma alimentação saudável, pratiquem atividade física e sempre tenham a avaliação de um médico vascular, de forma frequente, para avaliar da melhor forma possível. Eliminar o cigarro e controlar o diabetes também impactam diretamente à saúde nesse processo”, explica Luiz Ronaldo.
Além de bater nessa tecla, o V Simpósio de Cirurgia Vascular do Vale do Aço abrangerá as inovações no tratamento. Tratamento que pode ocorrer de acordo com a indicação médica e a complexidade do paciente, seja com medicamentos, com cirurgia ou até mesmo o tratamento endovascular com implantação de stents, podendo usar o ultrassom intravascular em determinados casos. Ao abrir essas possibilidades, o ganho final é sempre do paciente, por proporcionarmos sua recuperação e retorno mais rápidos às atividades normais do cotidiano”, enfatiza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Fritz Robson
30 de setembro, 2016 | 13:51Parabéns toda equipe Hospital Márcio Cunha, sempre buscando novas tecnologias para atender melhor seus pacientes.”
Rayne
30 de setembro, 2016 | 08:08Parabéns ao Hospital Márcio Cunha, sempre inovando e preocupado com a evolução e seriedade do hospital. Já usei o serviço do hospital, classifico o mesmo como excelente. Parabéns a direção e as equipes.”