20 de outubro, de 2016 | 17:13
Saúde de Ipatinga tem horário especial para as mulheres
Para ter acesso aos serviços, é necessário procurar a UBS de referência
DA REDAÇÃO - Doze das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga abrirão neste sábado (22) com agenda extra para realização de exames preventivos de colo de útero e serviços voltados para a saúde da mulher. As unidades de saúde do Caravelas; Esperança I e II; Cidade Nobre; Barra Alegre; Bethânia I e II; Vila Militar; Bom Jardim I; Veneza; Jardim Panorama e Iguaçu funcionarão das 7h às 17h.Para ter acesso aos serviços, é necessário procurar a UBS de referência, com documento de identificação com foto e o cartão do SUS. No sábado, serão atendidos os exames agendados durante a semana ou conforme a disponibilidade de vagas. Além da coleta de material para o preventivo, serão oferecidos agendamento de mamografia, oficinas e palestras educativas e ações recreativas.
Os exames são para as mulheres dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A mamografia é indicada para pacientes entre 50 e 69 anos, com realização a cada dois anos ou conforme orientação médica ou do enfermeiro. O exame será realizado no Hospital Márcio Cunha, credenciado pela Prefeitura de Ipatinga para o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante ao agendamento na unidade básica de saúde.
Já o preventivo de colo de útero (papanicolau) deve ser feito anualmente por mulheres que têm ou já tiveram vida sexual, especialmente as com idade entre 25 e 64 anos. O município também garante, em parceria com o Programa Nacional de Imunização, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes com idades de 9 a 13 anos, como estratégia de prevenção do câncer de colo de útero para as mulheres.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















