27 de outubro, de 2016 | 11:06
Administração do Shopping desagrada lojistas
Empresários alegam que direção do Shopping Vale do Aço cobra taxas abusivas e está fechada ao diálogo
IPATINGA Cerca de 60 empresários, que possuem lojas instaladas no Shopping Vale do Aço, participaram de reunião com o objetivo de discutir melhorias para o centro de compras e fazer coro contra a administração do mall. O encontro foi realizado na terça-feira (25), no hotel San Diego, bairro Horto.Segundo os lojistas, a atual superintendência tem cobrado taxas abusivas de condomínio e aluguel, além de não estar aberta ao diálogo para novas ações e projetos”. Conforme os empresários, a administração age segundo a sua própria vontade e sem consultar ninguém”.
A reunião foi uma iniciativa da Associação dos Lojistas do Shopping, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) Vale do Aço. Entre as principais reclamações dos empresários, está a falta de ação da administração do shopping diante da queda das vendas após a cobrança pelo estacionamento.
Hoje são 115 lojas abertas e outras 93 vazias. Nada menos que 12 já fecharam as portas após a implantação da cobrança no estacionamento”, revelou um lojista que optou pelo anonimato.
De acordo com os empresários, a administração do shopping avisou que o 2º andar será parcialmente desativado a partir do próximo dia 31. A justificativa para esta ação é que, atualmente, está ocupado por apenas cinco lojas com outras 60 vazias. Até onde a gente sabe serão colocados tapumes nas entradas para o 2º andar e nos espaços que não foram ocupados, deixando ilhados os empresários que investiram lá”, comentou outro comerciante que também pediu para manter a sua identidade em sigilo.
Tiago Barcelos
Lojistas dizem que atual administração não estaria aberta ao diálogo e cobrando taxas abusivas de aluguel e condomínio
Outra queixa dos lojistas diz respeito aos valores de cobrança referentes a condomínio, IPTU, aluguel e até taxa de incêndio. Quando o espaço nos foi vendido se falou em R$ 65/mês por metro quadrado. Hoje ninguém paga menos que R$ 95, sendo que uma loja média tem um custo fixo de no mínimo R$ 15 mil. É um valor muito alto, que não condiz com a realidade da região. Trata-se de um preço de aluguel e de condomínio nos grandes shoppings das capitais”, avaliou um terceiro empresário presente à reunião, informando, ainda, que 11 ações de despejo estão em andamento no centro de compras. Outra coisa que a gente não entende é o valor mais alto que alguns lojistas, como os que estão na praça de alimentação, por exemplo, pagam pela taxa de condomínio”, completou.
Lojistas dizem que atual administração não estaria aberta ao diálogo e cobrando taxas abusivas de aluguel e condomínioA Associação dos Lojistas do Shopping e o Sindcomércio Vale do Aço iniciaram conversações com a direção do shopping na tentativa de buscar um acordo e não descartam procurar a Justiça com o objetivo de resolver o conflito.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a diretoria do Shopping Vale do Aço enviou uma nota por e-mail, com o seguinte teor: "O diálogo sempre foi praxe ao longo dos seus 18 anos de existência e reafirma continuar aberto ao entendimento com lojistas e demais partes envolvidas. Além disso, a administração afirma que não foi informada oficialmente sobre o conjunto de reivindicações".
Associação afirma tentativa de negociação
Em nota, o presidente da Associação de Lojistas do Shopping Vale do Aço, Tássio Prado Coelho, rebateu a administração do centro de compras afirmando que desde 11 de janeiro de 2016, data em que o estacionamento começou a ser cobrado, o fluxo de público caiu vertiginosamente e que por isso os lojistas têm procurado a administração do shopping em busca de mudanças na cobrança que foi implementada de forma arbitrária e sem aviso prévio”. Nunca obtivemos uma resposta positiva, o Shopping não muda a sua postura”, reafirmou o empresário.
Tássio Coelho reiterou que, recentemente, a Associação dos Lojistas solicitou reuniões com o superintendente do centro de compras para tratar sobre as reivindicações dos lojistas, mas a entidade foi ignorada e não obteve resposta e sequer conseguiu agendar um encontro.
Tiago Barcelos
Hoje são 115 lojas abertas e outras 93 vazias. Nada menos que 12 já fecharam as portas após a implantação da cobrança no estacionamento”, afirma representante dos lojistas
Hoje são 115 lojas abertas e outras 93 vazias. Nada menos que 12 já fecharam as portas após a implantação da cobrança no estacionamento”, afirma representante dos lojistas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Fabio
26 de maio, 2025 | 18:19EU IA 2 VEZES POR SEMANA LEVAR AS CRIANÇAS PARA LANCHAR E A ESPOSA PARA COMPRAS , COMO TEMOS BURGUER KING E MACDONALD FORA DO SHOPPING, ALEM DE LOJAS COM PREÇOS MUITO MAIS ATRAENTE E SEM TER QUE PAGAR ESTACIONAMENTO, HA MAIS DE 2 ANOS SEM IR NO SHOPPING, NA MINHA EMPRESA TEM MAIS DE 100 FUNCIONARAIOS OS MESMO TAMBEM DEIXARAM DE IR AO SHOPPING.”
Lucas
29 de outubro, 2016 | 22:10Estava querendo olhar o preço de um iPhone 5S nas lojas do shopping, mas esse estacionamento é osso, de repente no centro eu consigo ver as mesmas lojas que tem no shopping e saber preço.”
Observador
28 de outubro, 2016 | 08:19Estava demorando,a cobrança do estacionamento foi um tiro no escuro,não voltei mais no shopping; e são muitos consumidores que não aceitaram esta cobrança, e quem tem a perder são só os lojistas.”