23 de novembro, de 2016 | 09:43
Wagner Penna e as novidades do mundo fashion
FRAUDAYO país vive esta semana mais uma Black Friday, o tal dia de desconto nos preços dos produtos nas lojas. Como o desconto falso já aconteceu muito - o lojista aumentava o preço antes e depois dava o desconto -, a turma passou a chamar a data de Black Frauday de fraude.
Curioso é que essa promoção, criada pelos americanos, é sucesso em quase todo o mundo. A turma da moda entrou quente no assunto, por aqui, até com Black Week, Month Black e mil outras iniciativas para vender. Até pela internet a coisa funcionou.
SALÕES
Na última semana aconteceram as feiras paulistanas, com o inverno 2017. A mais badalada foi a Casamoda, no hotel Unique, com muitas grifes mineiras (dizem que cerca de 50 delas estavam lá) e vendas dentro do esperado.
Também houve a feira Novo Showroom, com algum movimento. De um jeito ou de outro, esses salões de venda mostraram um ligeiro crescimento nas vendas de moda, anunciando uma tendência positiva. Agora, é esperar para ver o chamado preto no branco.
SAPATOS
Como sempre, o calçadista foi o primeiro setor da moda a reagir ao dólar favorável e, de novo, vender bem para exterior. Embora Minas tenha perdido muitas fábricas tradicionais (principalmente para o Nordeste), continua com um dos maiores polos do setor que é o de Nova Serrana e algumas cidades vizinhas, no Oeste do Estado.
No geral, a turma está otimista. O fato mais relevante é que o mix de importadores aumentou, incluindo alguns países da Europa. Ainda bem.
////
VAIVÉM
* O Sindivest-MG realizou uma reunião esta semana para estabelecer o planejamento estratégico para 2017. O encontro da diretoria foi na sede da Fiemg, em Beagá, sob a coordenação do presidente Luciano Araújo. ***
* O Grupo Nohda, que inclui as grifes Patrícia Bonaldi, Apartamento 03 e Lucas Magalhães, abriu sua primeira loja em Uberlândia. Explicando: embora tenha nascido lá, com Patrícia Bonaldi e o marido Luiz Morais, agora as marcas têm o primeiro endereço conjunto na cidade. Boa sorte! ***
* O artesanato de moda brasileira começa a fazer sucesso nos States, onde a alagoana Martha Medeiros abriu uma loja e trabalha com as rendas manuais tipo renascença e filé, verdadeiras obras de arte em vestidos, blusas etc. Gente de peso, como Beyonce e Jessica Alba, já vestem as suas roupas. ***
PONTO FINAL - O inusitado na moda sempre acontece. O circuito das roupas agora assiste à chamada guerra dos zíperes, com as duas maiores marcas do mundo - a japonesa IKK e a chinesa SBS - disputando dente-a-dente um mercado de US$ 13 bilhões.
Ambas estão no Brasil, e a grande novidade, até hoje, foi passar dos zíperes de metal para os de resina bem práticos e sem risco de machucar o que não deve. Uau!!!
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]