23 de novembro, de 2016 | 13:31
Reestruturação do Emprego e dos Negócios
Luiz Antônio Fagundes
O mundo do emprego e dos negócios está passando por grandes transformações e aquele que não antecipar suas próprias mudanças fica ultrapassado e será facilmente superado. As inovações ocorrem com uma rapidez difícil de acompanhar, exigindo preparação, velocidade, atitude, mudança de comportamento e terão sucesso somente os que saírem da zona de conforto, rever conceitos, adaptar-se e engajar no processo de aprimoramento contínuo.A nossa cultura valoriza a relação de trabalho formal, carteira assinada, horário rígido, hierarquia, essas coisas de ordem legal e que, passam continuidade, segurança, pouca iniciativa e muita expectativa. Isso está com os dias contados e não é porque falta trabalho, trabalho tem muito, o que não têm é emprego de carteira assinada, como tanto gostamos.
Não custa lembrar que muitas profissões e atividades acabaram ou estão acabando. Onde estão os mecanográficos, os especialistas em carburação, os datilógrafos, os laboratórios para revelar fotografias, as locadoras de vídeos e tantas outras ocupações? Acabaram e extinguiram-se os empregos ligados a essas atividades.
E o profissional que não mudou de área e não se reciclou, está fora do mercado e não é porque está faltando emprego, é porque a sua profissão ou atividade não existe mais. Em compensação, outras atividades e profissões estão surgindo, com novos formatos e grandes exigências.
Qual é o seu negócio? Qual é a sua profissão? São perguntas que todo empresário e todo profissional deve fazer constantemente e analisar a resposta com autocrítica e visão holística. As novas tecnologias e as novas formas de relação de trabalho clamam por serviços e profissionais velozes e resolutivos. Não existe espaço para empresários amadores e trabalhadores descomprometidos.
Na busca por uma oportunidade de trabalho não basta ser bom, tem que ser o melhor e lutar pela única vaga, aquela que precisa e você só precisa de uma, então, prepare-se e conquiste-a. O mundo profissional pertence aos que sabem e sabem fazer, aliando a teoria adquirida no ensino formal à prática vivenciada nas organizações.
Na empresa, se possível, trabalhe em área que gera faturamento, é aonde a demissão chega por último e a promoção chega primeiro e, sentindo que sua atividade ou profissão está ameaçada de extinção, mude enquanto é tempo.
As empresas procuram por profissionais que incorporam suas atividades e respondem pela instituição, sendo olhos, ouvidos e linguagem do dono, pensando e agindo como se proprietário fosse. Profissional que se entrega e tenha determinação para propor ações, buscar e alcançar resultados. Para isso, o profissional deve possuir qualificação técnica específica e saber transitar por outras áreas do conhecimento, um especialista com talentos adicionais, capaz de fazer a diferença, enxergar oportunidades e agir.
Luiz Antônio Fagundes é escritor, consultor em sistemas de produção, logística de suprimentos e licitações, leciona em cursos de graduação e pós-graduação no Unileste.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











