21 de dezembro, de 2011 | 00:05
Simulação de acidente
Pelo roteiro, moto e carro se envolveram em batida que deixou criança morta”, motorista e a mãe do garoto gravemente feridas
IPATINGA - Os comerciários e clientes que saíram às compras de Natal na manhã dessa terça-feira (20) foram surpreendidos com um acidente simulado. Pelo roteiro, uma moto e um carro se envolveram em uma batida que deixou uma criança morta”, uma motorista e a mãe do garoto gravemente feridas e um motociclista que escapou ileso. A simulação na avenida 28 de Abril, no Centro de Ipatinga, foi para alertar as pessoas quanto ao perigo do trânsito no fim de ano.
O acidente” aconteceu bem em frente à Praça 1º de Maio. A condutora do carro bateu o carro e o filho foi arremessado para fora do veículo. Ele não usava a cadeirinha. Na simulação, um motociclista, curioso, acabou se envolvendo na colisão. O objetivo é alertar para a maior taxa de acidentes registrada neste período. Colocamos uma situação comum, um acidente secundário, que foi a deste curioso (motociclista)”, disse o médico Norberto Sá, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Com a fantasiosa batida, a Patrulha de Trânsito (Patran) da Polícia Militar foi a primeira a chegar ao local e, depois de fazer o isolamento, acionou as equipes de resgate. Uma unidade do Corpo de Bombeiros chegou para dar início aos trabalhos; em seguida as equipes do Samu, com apoio da Polícia Militar Rodoviária. Depois de constatado o óbito da criança, os médicos e bombeiros se preparavam para a retirada da motorista.
O resgate da motorista foi feito em meio às ferragens, como explicou o sargento Cangussu, do Corpo de Bombeiros. Ela foi imobilizada e levada para a ambulância, sendo encaminhada para um hospital, bem como o motociclista, que na simulação sofreu ferimentos mais leves. Queremos alertar para esta época de festa que nesta simulação a motorista estava embriagada, com várias latas de cerveja dentro do carro”, lembrou o militar.
Além dos bombeiros e Samu, participaram da simulação o departamento de Trânsito da Prefeitura de Ipatinga, as autoescolas Edna e Élida, a Usiminas, e a ONG Trânsito Seguro. Sei como é perder uma pessoa em acidente”, disse Edna Dias Santos Franco, da autoescola Edna, que perdeu recentemente um filho de 23 anos e um amigo dele de 22 anos em um acidente de trânsito na BR-262. Ele iria formar neste ano em Engenheria Florestal”, lamentou.
Nesta quarta-feira, na avenida Tancredo Neves, em frente à sede do DER-MG, no bairro Caladinho do Meio, em Coronel Fabriciano, e na quinta-feira, em Timóteo, acontecerão outras simulações de acidentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]