19 de junho, de 2012 | 00:05

Delegado regional é empossado

Gilberto Simão defende união com a PM e órgãos de defesa social

Danúbia Mota


DELEGADO GILBERTO

IPATINGA – Dezenas de policiais civis e militares e autoridades locais compareceram à solenidade de posse do delegado regional de Polícia Civil, Gilberto Simão de Melo, realizada na tarde de segunda-feira (18), na sede do 12º Departamento de Polícia Civil, no bairro Iguaçu, em Ipatinga. A designação já havia sido publicada no Diário Oficial no último dia 15 de maio.
Gilberto relembrou que, antes de assumir a Delegacia Regional de Ipatinga, várias reuniões foram realizadas pelo delegado Alexsander Esteves Palmeira e a Polícia Militar para que fossem desenvolvidos trabalhos com a finalidade de diminuir os crimes de homicídios no Vale do Aço. “A minha função é participar do processo de prevenção e repressão com os outros órgãos de defesa social. Estou pegando um trabalho em andamento com relação a essa tentativa de redução da criminalidade na região. Vamos unir forças com a Polícia Militar e com os órgãos de defesa social e trabalharemos juntos para tentar diminuir a criminalidade”, contou.
O comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Geraldo Henrique Guimarães, ressaltou a união entre as polícias Militar e Civil para prestar uma segurança de qualidade à população. “Tivemos problemas pontuais no ano passado e gravíssimos, que hoje começamos do zero. As cidades de Coronel Fabriciano e Ipatinga tiveram um aumento substancial em relação ao número de homicídios, na maioria ligados ao tráfico de drogas. Nós conseguimos com atividades de inteligência mapear as quadrilhas e detectar seus líderes, os locais e horários, e estamos trabalhando com a presença da polícia em blitze e operações, para que juntos possamos trazer respostas efetivas”, afirmou.

Alterações
O delegado Alexsander Esteves Palmeira deixou o cargo de delegado regional e tomou posse como delegado adjunto do 12º Departamento de Polícia Civil (DPC), no lugar do delegado Lourival Silva Pereira, que se aposentou. “Vou apoiar o delegado Walter Felisberto na área estratégica, assessoramento as demais delegacias regionais que compõem o 12º Departamento de PC e outras tarefas relacionadas à atividade da polícia judiciária”, explicou.
Segundo Alexsander, um desafio que o delegado Gilberto vai enfrentar em sua gestão é a questão do suprimento de servidores, delegados e novos policiais. “Mas que já vem sendo resolvido pela Superintendência da Polícia Civil, e certamente no início do ano teremos novos delegados”, relatou.
Mudanças
O chefe do 12º DPC, Walter Felisberto, explicou que a alteração é uma rotina da Polícia Civil. “Sempre fazemos mudanças, e a maioria dessas que ocorreram foi em virtude de aposentadorias. Não só a Regional de Ipatinga tem essa mudança, como haverá mudança na Regional de Caratinga e a Regional de Manhuaçu. Wellington Moreira de Oliveira toma posse como delegado regional de Manhuaçu, e Sílvio Pagy Correia assume como regional de Caratinga”, detalhou.
Remoção de policiais foi ação proativa, diz superintendente
Presente na posse do novo delegado regional, o superintendente de Investigações da PC, que também representava o chefe da Polícia Civil em Minas Gerais, Wellington Peres Barbosa, confirmou que três investigadores e um delegado de polícia civil foram removidos do Vale do Aço para outras localidades. Todos eles são investigados pela Corregedoria da PC como suspeitos de integrarem um esquema de irregularidades denunciado no início de março pelo delegado aposentando Francisco Pereira Lemos.
Na semana passada, foi publicada no Diário Oficial do Estado a transferência dos quatro policiais civis do Vale do Aço, por sugestão da Corregedoria de Polícia Civil. Eles entraram com mandado de segurança contra a decisão e aguardam a resposta. “Na questão dos atos administrativos, foram respeitados todos os seus requisitos. Vivemos num país democrático e é um direito do servidor buscar por meio do mandado de segurança o retorno, no entanto, a administração está segura de seus atos e temos a convicção de que vamos manter o ato da forma que foi publicado”, pontuou.
Wellington Peres afirmou ainda que a chefia da Polícia Civil, por meio da Advocacia-Geral do Estado, vai demandar junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais a manutenção do ato. “Temos a consciência que o corpo de profissionais deve ser qualificado e estamos muito atentos a esta questão e à conduta de cada servidor. Foi uma ação proativa que nós entendemos pela necessidade do remanejamento deste pessoal”, concluiu.
ENTENDA COMO COMEÇOU A POLÊMICA NA PC NO VALE DO AÇO:

Lemos depõe no Ministério Público - 13/03/2012
MAIS:
Índices criminais alarmantes - 06/06/2012
Novo delegado regional fala sobre desafios - 06/06/2012
DIÁRIO DO AÇO NAS REDES SOCIAIS:
Curta o Diário do Aço no Facebook
ACOMPANHE O TWITTER 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário