12 de setembro, de 2014 | 06:54

Moita de maconha

Denúncia levou policiais a uma mata onde jovem cultivava pés de Cannabis sativa


TIMÓTEO – Um jovem de 18 anos foi preso acusado de plantar maconha em um terreno, localizado no bairro Primavera.  A ocorrência foi registrada por volta das 17h35 desta quinta-feira, na rua Amor Perfeito.

A ação foi desencadeada depois que chegaram à central da 85ª Companhia da PM, denúncias que em uma mata no bairro Primavera havia uma plantão da planta Cannabis sativa,  que, processada, vira maconha.  A plantação estava no mesmo bairro onde está sediada a unidade da Polícia Militar.

No local indicado, policiais militares flagraram D.A.M.F., de 18 anos, que segurava em suas mãos um galão com o qual regava 18 pés de Cannabis.

Ao perceber a aproximação dos policiais, D.A. fugiu e deixou para trás vários objetos. A equipe saiu em rastreamento e  abordou o jovem nas proximidades de sua residência. O material apreendido e D.A. foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.

O que diz a lei?

De acordo com a lei nº 11.343/06, em seu artigo 28, parágrafo 1º, é crime semear, cultivar ou colher, mesmo que para o consumo pessoal, "plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica".  
Carlos E. Amorim


Pés de maconha


Os infratores, se flagrados, podem ser sentenciados a prestar serviços à comunidade e ser obrigado a  comparecer a algum programa ou curso educativo.

Mas não é só isso. Conforme o artigo 33, parágrafo 1º, inciso II, do texto legal, semear, cultivar ou fazer colheita, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal, de plantas que se constituem como matéria-prima para a preparação de drogas tem pena de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de 500 a 1500 dias-multa.

Segundo o artigo 243, da Constituição Federal, as glebas (terreno próprio para cultura) de qualquer região da nação "onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas serão imediatamente expropriadas", ou seja, o dono não mais terá posse sobre o local.
 

MAIS:

Drogas, arma e munição - 12/09/2014

PC investiga ocorrência de cárcere privado - 12/09/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário