21 de outubro, de 2014 | 17:21
Treinamento de choque
Policiais militares participaram de treinamento especial com o uso de carro blindado
IPATINGA - Policiais da 12° Companhia de Missões Especiais, do Pelotão de Choque e dos batalhões da Polícia Militar de Ipatinga e Coronel Fabriciano participaram de um treinamento na tarde desta terça-feira.
As atividades incluíram treinos de formação de choque e de instrumentos de menor potencial ofensivo, além de formação com o uso de carro blindado e canhão dágua.
Com a capacitação, os policiais se tornam aptos a atuarem em desobstrução de vias, ações de reintegração de posse, manifestações violentas ou em ocorrências em que os meios pacíficos não foram suficientes para conter a desordem.
Conforme a PMMG, as viaturas blindadas usadas em Minas Gerais ão constituem veículos de ocupação, mas de socorro, resgate e de intervenções policiais pontuais em situações de alto risco e complexidade.
"O emprego das viaturas blindadas da Polícia Militar de Minas Gerais norteia-se por uma política de segurança pública que busca combater a violência com estratégias alternativas à confrontação e à intimidação. Portanto, as viaturas blindadas não serão empregadas no patrulhamento preventivo em aglomerados urbanos, uma vez que, para tal mister, existem grupos especificamente institucionalizados pela PMMG", informa a corporação.
As viaturas foram especialmente projetadas para a Corporação e adquiridas para potencializar a capacidade de resposta a eventos críticos de defesa social, tais como:
- Controle de distúrbios civis;
- Defesa de imóveis privados ou públicos que estejam sendo ameaçados de ocupação ou em estado de flagrância de ocupação;
- Cobertura aos responsáveis pela reintegração de posse, no caso de imóvel ocupado;
- Rebeliões ou motins em estabelecimentos prisionais;
- Atuação em áreas urbana e rural, na remoção de barricadas, desobstrução de vias públicas e suporte para operações de restabelecimento da ordem;
- Apoio às atividades de defesa civil em ocorrências de sinistros, de fenômenos naturais, de blecautes, crises de abastecimento d'água, que causem impactos nas comunidades gerando a possibilidade de distúrbios e conflitos;
- Captura de infratores armados que se encontrem abrigados dificultando a aproximação a pé ou em viaturas comuns;
- Resgate de policiais e cidadãos que se encontrem em confrontos armados de alta intensidade;
- Cumprimento de mandados judiciais que envolvam variáveis de alto risco e complexidade;
retomada de pontos sensíveis em situações de atentados ou ataques terroristas;
[[##559##]]
MAIS:
Filho é suspeito de tentar matar o pai - 20/10/2014
Homem é executado no sofá de sua casa - 21/10/2014
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















