28 de novembro, de 2014 | 12:31

Notas falsas no mercado

Jovem aplica golpe em padaria e é flagrado ao tentar aplicar golpe em casa de carnes


TIMÓTEO – Com o comércio cheio, na movimentação de fim de ano, comerciantes, atendentes e funcionários dos caixas devem ficar atentos com a circulação de dinheiro falso.

Um ocorrência desta natureza já foi registrada. O caso vem da avenida Acesita, bairro Primavera, em Timóteo. Por volta de 20h de quinta-feira, C.J.P., de 46 anos, e M.A.R., de 56 anos foram vítimas de um falsário.

Eles relataram que um indivíduo moreno, de aproximadamente 1,60 metro de altura, vestido com blusa listrada na cor bege, chegou ao comércio – uma padaria - comprou dois pacotes de pó de café e pagou com uma nota de R$ 50.

Somente algum tempo depois o comerciante percebeu que tinha recebido uma cédula falsa. O dono da padaria saiu à procura do "cliente", e o encontrou tentando aplicar o mesmo golpe em uma casa de carnes.

A vendedora, ao perceber que se tratava de uma nota falsa, questionou o jovem quanto a irregularidade. Neste momento, o falsário correu pela avenida Acesita e entrou em Fiat Palio de cor preta. Fugiu em alta velocidade sentido ao bairro Olaria.  As vítimas não souberam informar a placa do veículo.

Há uma série de procedimentos para identificar nota falsa de real. Marcas d’água, figuras em alto relevo e filamentos estão entre os mecanismos mais comuns para detectar as fraudes. 

As duas notas falsas foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil. A polícia alerta para a possibilidade de novos golpes envolvendo dinheiro falso.

MAIS:

Tiros no bairro Bela Vista, em Timóteo - 28/11/2014

COMO IDENTIFICAR NOTAS FALSAS? 

1. Marca D'água

As novas notas possuem também marca d'água a novidade é que agora a figura que aparece será a que representa a nota junto com o valor da nota, assim, nas notas de 100 veremos a marca com a Garoupa e o número 100 e nas notas de 50 veremos a Onça Pintada e o número 50.

 

2. Quebra-Cabeça

Essa é uma das novidades, ele fica localizado no lado superior esquerdo da frente da nota e no lado superior direito do verso da nota, ao colocarmos a nota contra a luz veremos que as partes se "juntam" e formam o valor da nota.

3. Número Escondido

Na parte da frente da nota do lado direito logo abaixo do numeral contendo o valor temos um retângulo, se colocarmos a nota horizontalmente na altura dos olhos iremos enxergar ali uma marca com o número correspondente ao valor da nota.

4. Faixa Holográfica

A faixa holográfica não é novidade, mas agora ela estará em todas as notas, ao movimentar-mos a nota perceberemos que dentro da faixa irão aparecer impressões com o valor da nota e a palavra "reais".

5. Microimpressões

As microimpressões agora estão localizadas em várias partes da nota, como perto da figura da república e perto da figura do animal, e elas não são mais os "bc" e sim o valor da nota em questão.

6. Alto Relevo

Várias regiões da nota possuem alto relevo, podemos localizá-lo nas laterais e frente das notas, nos numerais da nota e nas expressões "república federativa do Brasil" e "Banco do Brasil".

7. Fio de Segurança

Agora ao colocarmos a nota contra a luz iremos perceber que há inscrições nele como "100 reais" nas notas de 100 e "50 reais" nas notas de 50.

8. Elementos Fluorescentes

A nova nota também possui elementos fluorescentes, ao colocarmos a nota sobre a luz ultravioleta iremos ver fios na cor lilás, a numeração passa do vermelho para o amarelo e o número da nota aparece na frente.

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário