27 de março, de 2015 | 15:00
Iguana é enviada pelos Correios para Ipatinga
Destinatário tentou retirar a encomenda na agência e foi preso pela polícia
IPATINGA Um filhote de iguana foi encontrado dentro de uma caixa do Sedex, transportado do estado de São Paulo para Ipatinga. O caso foi registrado nessa sexta-feira, 27, na agência dos Correios de Santana do Paraíso. A polícia foi acionada depois que o recebedor da encomenda foi à unidade buscar a caixa. A embalagem foi passada nos raios X, e o animal transportado foi visto pelos agentes. O responsável, um homem de 28 anos, fugiu, mas foi localizado na empresa onde trabalha, no bairro Jardim Panorama.
O lagarto estava dentro de uma meia, envolvido em uma embalagem de plástico dentro da pequena caixa de papelão, sem oxigenação e alimentação. A ocorrência foi atendida pelo Pelotão da Polícia de Meio Ambiente do Vale do Aço, que apreendeu o animal e o levou para o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). No laudo assinado pelo médico veterinário Lélio Costa, consta que o lagarto estava desidratado e desnutrido.
A partir do endereço informado no destinatário da encomenda, militares encontram H.M.M.V., 28, em uma empresa de Ipatinga. Ele contou que comprou o filhote de iguana em um site de São Paulo por R$ 200. O homem alegou que não agiu de má fé e não imaginava que o bicho passaria por maus tratos. Ele foi preso e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Ipatinga.
O tenente Átila Porto, comandante da equipe que prendeu o homem, informou que o caso configura pelo menos três situações: comércio ilegal de animal da fauna silvestre, tráfico e maus tratos. A Lei 9.605/98 prevê pena de detenção de até um ano e multa. A pena pode ser aumentada se o crime é cometido contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, esclareceu.
A empresa que enviou o animal também será investigada pela Polícia Civil de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
Mulher é detida por criar urubu - 12/03/2015
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















