21 de maio, de 2015 | 14:28

Cadeia de Açucena volta à ativa

Seds prepara prédio desativado desde janeiro de 2014 para abrigar 80 presos


DA REDAÇÃO - Após funcionar como o Centro de Internação de Adolescentes provisório, a Cadeia Pública da Comarca de Açucena foi reaberta nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O objetivo do governo estadual é desafogar as unidades prisionais mineiras.

A cadeia funciona na área central de Açucena e, após ser interditada, o prédio foi reformado para funcionar  provisoriamente com a internação de adolescentes até o dia 26 de janeiro de 2014, quando foi inaugurando o Centro Socioeducativo (CSE) de Ipatinga.

A previsão é que a cadeia reaberta abrigue 80 detentos, desafogando o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga e outras prisões da região onde há presos da comarca de Açucena, que abrange também Belo Oriente e Naque.

Nesta sexta-feira começa o mutirão no Ceresp da Gameleira, em Belo Horizonte, com objetivo de reduzir o número de detentos provisórios, que representam a metade da população carcerária do Estado. Em 20 dias, a expectativa da Seds é criar outras 80 vagas ao reativar a cadeia de Bicas, na Zona da Mata mineira.

No começo do mês de maio, o governo mineiro anunciou uma força-tarefa para estudar uma saída emergencial para o caos nos presídios mineiros. Balanço da Seds aponta um déficit de 26 mil vagas nas cadeias. Na primeira semana de maio a população encarcerada já atingia 58.603 pessoas.

MAIS:  

Suspeito de latrocínio preso em Santana do Paraíso - 21/05/2015

Tarado ataca mulher no Recanto Verde - 21/05/2015

Tarado ataca mulher no Recanto Verde - 21/05/2015

CURTA: DA no Facebook 

SIGA: Twitter: @diarioaco





ADICIONE:  G+




WhatsApp Diário do Aço 31-8591 5916 (Envie fotos, vídeos, informe o que ocorre em sua comunidade)


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário