28 de agosto, de 2015 | 13:40
Muda a diretoria do Ceresp
Diretor da PDMC assume interinamente e mantém visitas no fim de semana. Suapi transfere presos.
Com atualização às 11h40 de 29/082015
IPATINGA O diretor da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba, Adão dos Anjos, assumiu interinamente a direção do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) em Ipatinga, com o afastamento do diretor da unidade, Alexandre Rabelo.
O diretor recebeu a determinação para que deixasse a PDMC, em Ipaba, e viesse para Ipatinga assumir a diretoria da unidade, que enfrentava tumultos ininterruptos desde a manhã de quinta-feira, 27/08.
Entre outras situações, os presos reclamam dos efeitos da superlotação na cadeia em Ipatinga. Essa situação, ao longo de 12 meses, tem gerado conflitos com os agentes penitenciários.
Em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds-MG) afirma que a situação do Ceresp está sob controle nessa sexta-feira.
Em nota enviada à imprensa, informa que "na manhã desta sexta-feira, 28/08, foi iniciada uma revista geral na unidade, com o apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional. O objetivo é encontrar materiais ilícitos dentro da unidade. Esta ação é rotineira em todas as unidades prisionais administradas pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Seds".
As medidas foram tomadas depois que Ipatinga ficou sob ataque de criminosos, que queimaram dois ônibus, um no bairro Limoeiro e outro na saída do Industrial para o bairro Granjas Vagalume e tentaram queimar um terceiro, no bairro Veneza, com um claro aviso que era em retaliação à situação que os presos enfrentam no Ceresp, com superlotação e maus tratos pelos agentes penitenciários.
Transferências iniciadas na sexta-feira
A reportagem do Diário do Aço apurou, neste sábado, que ainda na sexta-feira, começaram a ser transferidos presos que lideraram o tumulto na quinta-feira passada, o que resultou em confronto com agentes penitenciários. Oito foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima, em Contagem e outros dez foram levados para a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba.
Superlotação no Ceresp
A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) confirma que o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga tem capacidade de 183 vagas, mas abriga 680 presos.
A secretaria também confirmou que há procedimentos instaurados para apurar supostas irregularidades administrativas no presídio, bem como para apurar a conduta de agentes penitenciários.
A situação em Ipaba
Adão dos Anjos explica que a Penitenciária de Ipaba possui 350 celas que podem comportar até dois presos. Além disso, há o reforço das celas coletivas, o que permite à unidade abrigar atualmente 850 pessoas, sem chegar à situação de superlotação.
O diretor confirmou que, apesar da situação no Ceresp, não pretende cancelar o regime de visitas no fim de semana e que a situação é acompanhada de perto pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Ipatinga.
Na tarde desta sexta-feira ocorreu uma reunião entre o diretor Adão dos Anjos e o Superintendente de Segurança Prisional, coronel Edilson Ivair Costa que, pela manhã, foi para Governador Valadares participar de uma reunião destinada a tratar do presídio daquele município, também atingido por uma grande rebelião no dia 5 de junho deste ano.
A reunião em Ipatinga, consolidou a mudança na diretoria do Ceresp, com o afastamento do então diretor, Alexandre Rabelo, que trabalha no sistema prisional há aproximadamente oito anos, inclusive, com passagem pela Penitenciária de Ipaba.
Áudios e vídeos com ameaças
Desde o começo da manhã desta sexta-feira, circularam pelas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens, vídeos e áudios em que supostamente presos ou amigos de pessoas presas fazem ameaças e anunciam que vai começar a morrer gente aqui fora”, se não for tomada alguma providência para melhorar a situação dos manos lá dentro”.
A veracidade dos áudios e dos vídeos é duvidosa, mas se o propósito era impor o terror, os presos e os comparsas ainda livres conseguiram seu intento. A todo momento, alguém compartilha um vídeo supostamente gravado dentro uma cela do Ceresp ou áudios em que uma pessoa, com sotaque paulistano reclama da situação vivida pelos "manos lá da cadeia de Ipatinga" e faz ameaças de morte e mais ônibus quemados.
Nota do governo municipal
No começo da tarde desta sexta-feira, a Prefeitura de Ipatinga divulgou a seguinte nota oficial
A Prefeitura Municipal de Ipatinga, face aos incidentes registrados na noite de ontem e madrugada desta sexta-feira, que levaram à paralisação temporária do serviço de transporte coletivo na cidade, pela empresa concessionária, vem a público informar:
- A Prefeitura de Ipatinga tomou a iniciativa de se reunir com o comando do 14º Batalhão e da direção empresa concessionária, para que o transporte coletivo na cidade fosse retomado, garantindo a manutenção desse serviço essencial à população;
- Ainda pela manhã, o sistema de transporte coletivo voltou a operar, seguindo diretrizes acordadas nesta reunião, visando garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores no transporte coletivo;
- A prefeita Cecília Ferramenta mantém contatos com o comandande-geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, e com o Governo do Estado, e acompanha as providências que estão sendo tomadas para que ocorrências dessa natureza não voltem acontecer no município.
Estado vive caos no sistema penditenciário, admite a Seds
A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) confirma que o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga tem capacidade de 183 vagas, mas abriga 680 presos. A situação de Ipatinga, entretanto, é uma amostra da realidade em todo o estado.
A Seds informa em nota que, somente neste ano, a atual gestão criou cerca de 500 vagas com a entrega de novos presídios e a ampliação de unidades e de Associações de Proteção aos Condenados (Apacs). Ainda assim, em todo o estado o déficit do sistema prisional, no mês de agosto, é de cerca de 26 mil vagas.
Foram inaugurados os presídios de Açucena, Bicas e Eugenópolis este último, inclusive, voltado exclusivamente para o público feminino é o primeiro passo da atual gestão na política de extinção de presídios mistos em Minas Gerais. Em Ubá, a unidade também teve sua capacidade duplicada, com a construção de 75 novas vagas.
As unidades da Apac foram ampliadas, neste ano, em 251 novas vagas em centros de reintegração nas cidades de Alfenas, Arcos, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itaúna, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Nova Lima, Paracatu, Patrocínio, Santa Luzia, São João Del Rei e Uberlândia.
Mais 4.270 vagas serão abertas com obras já em andamento em Pirapora, Uberlândia, Pará de Minas, Iturama, Barbacena, Machado, Ubá e Lavras. As unidades representam um investimento de mais de R$ 44 milhões do Governo de Minas e de R$ 94 milhões do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Outras quatro unidades prisionais também estão tendo sua capacidade ampliada para gerar novas vagas para o sistema. Juntos, os presídios de Montes Claros, Alfenas, Itajubá e Pouso Alegre vão criar mais 1.128 vagas.
Também está em tratativas finais a celebração, para vigorar já em 2015, de mais cinco convênios com a Seds para manutenção e custeio dos novos Centros de Reintegração Social (CRS´s) das Apacs de Araxá, Patos de Minas, Salinas, São João Del Rei (exclusivamente feminino) e de Timóteo. Essas unidades têm capacidade somada de 263 vagas. A maior delas é a de Araxá, com 80 vagas, cujas obras foram entregues recentemente.
O Governo de Minas está, ainda, empenhado também na retomada, em 2015, de obras de seis CRSs paralisadas no governo anterior. Com recursos públicos estaduais, essas construções vão gerar juntas mais 692 vagas para pessoas condenadas nas cidades de Alfenas, Barbacena, Itabirito, Manhumirim, Tupaciguara e Uberlândia.
MAIS:
Ônibus voltam a circular sob escolta policial - 28/08/2015
Segundo ônibus queimado na noite - 28/08/2015
Ônibus incendiado no Limoeiro - 28/08/2015
OUTROS CRIMES GRAVES:
Adolescente é executado a tiros - 28/08/2015
Polícia Civil prende suspeito de roubo seguido de morte - 27/08/2015
Briga de foice entre carvoeiros - 28/08/2015
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















