21 de novembro, de 2015 | 15:32

Quadrilha que assaltou casa no Cariru teve ajuda da babá

Investigação policial desconfiou de cena do crime e descobriu que adolescente combinou furto com vizinhos criminosos


IPATINGA – Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, nesse fim de semana, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no bairro Nova Esperança, em Ipatinga, na conclusão da apuração do roubo ocorrido em uma casa da avenida Itália, no bairro Cariru, na madrugada de 3 de outubro passado. A maioria dos produtos levados foi recuperada depois que quatro envolvidos foram identificados e confessaram o crime.

O relatório enviado ao Portal Diário doi Aço mostra que, na prática, o roubo foi um furto qualificado, e ocorreu quando os moradores, B.F., de 36 anos, e a mulher dele, A.G., de 34, foram trabalhar na cobertura de um evento artístico na Usipa. Ao voltar para casa, encontraram a babá aos prantos e relatando que foi rendida por três homens armados com o artifício de entrega de pizza.

Alegou a suposta vítima que foi ameaçada de morte, assim como o bebê do casal. Os assaltantes levaram diversos produtos de valor da residência, depois de consumirem alimentos e bebidas e estragar vários móveis.

Para apurar o caso, foi instaurado o inquérito policial sob responsabilidade do delegado Gilmaro Alves Ferreira. No decorrer das investigações, foram surgindo dúvidas acerca da suposta ação criminosa. Entre os pontos observados, a casa não apresentava sinais de um roubo, mas sim indícios de quem queria forçar a montagem de uma cena, visto a completa desarrumação deixada e parte da destruição causada, inclusive em papeis de parede.

A babá, após o roubo, não fechou a casa, que foi mantida aberta e com o bebê, como se não ficasse com medo. A babá também não chamou a polícia, não acionou os vizinhos, muito menos parentes das vítimas que residiam no andar inferior do imóvel. “Estes e outros fatores levaram à suspeição do envolvimento da babá nos fatos. Os moradores só tomaram conhecimento do roubo quase duas horas depois, após chegarem, foi quando a polícia foi acionada”, esclareceu o delegado ao Portal Diário do Aço.

Os levantamentos passaram a somar informações apuradas pelas duas polícias e chegaram ao desfecho com a prisão de pessoas envolvidas e a recuperação de produtos roubados. “Essa troca de informações tem se tornado constante entre a Delegacia de Acervo e Operações e o serviço reservado da Polícia Militar. Nos últimos doze meses, foram mais cinco operações policiais com mais de 70 pessoas indiciadas em inquéritos policiais, e cerca de 40 pessoas presas”, acrescentou o delegado.

Como resultado de mais um trabalho conjunto, os suspeitos de envolvimento no suposto roubo foram todos identificados como moradores do bairro Nova Esperança. Com os mandados de busca, apreensão e prisão expedidos pela Justiça, policiais foram aos endereços dos suspeitos. Na casa de C.H.L. e V.A.S., de 21 anos, e D.R.S., de 23 anos, foi encontrada a maioria dos produtos levados, entre aparelhos eletrodomésticos, eletrônicos, relógios, telefones celulares, vidros de perfume, joias, entre muitos outros itens, além de um rádio usado para monitorar a frequência do rádio da PM.

Adolescente babá teve envolvimento, afirmam PC e PM

A conclusão das polícias Civil e Militar é que a babá, uma adolescente de 17 anos, teve mesmo participação direta no crime de furto qualificado. Um dos três envolvidos foi namorado da irmã da babá e todos os quatro envolvidos são vizinhos.

Na presença de seus advogados, os três conduzidos confessaram toda a dinâmica do crime e admitiram que contaram com a ajuda da babá, com informações sobre produtos de valor, sobre a saída dos donos do imóvel e para abrir o portão de acesso à casa. Alegaram que não usaram nenhuma arma de fogo no roubo, por saberem que não haveria resistência.

A PC e a PM também apuraram que a babá é irmã de dois conhecidos traficantes de entorpecentes do bairro Esperança, um dos quais já se encontra preso. A moça foi parar na residência para atuar como babá por indicação de uma pessoa de confiança do casal, com a qual convive há sete anos.

"Apesar de ser menor de idade, a jovem não ficará livre do cumprimento de pena socioeducativa. Já os outros três envolvidos responderão por furto qualificado e corrupção de menores, embora a babá, de 17 anos, tenha participado ativamente do planejamento da ação delituosa", concluiu o delegado Gilmaro Alves. 

MAIS:

Criminosos roubam R$ 15 mil de construtora - 21/11/2015

Revoltado com absolvição ateia fogo em posto da PM - 21/11/2015

Colisão entre Passat e caminhão deixa três feridos na BR-381 - 20/11/2015

Fatal: Gol x caminhão na BR-381 em Caeté - 20/11/2015

Câmeras flagram tentativa de furto de moto - 20/11/2015

CURTA: DA no Facebook

SIGA: Twitter: @diarioaco



ADICIONE:  G+


WhatsApp Diário do Aço 31-98591 5916 (Envie fotos, vídeos, denúncias e sugestão de notícias)


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário