03 de dezembro, de 2015 | 17:22
Helton Cota assume a 1ª Delegacia Regional de Ipatinga
Delegado assume vaga deixada por João Otacílio, nomeado chefe adjunto da PC em Minas
A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) já tem novo titular. O delegado Helton Cota Lopes assumiu nesta quinta-feira (3/12)o comando da delegacia, que é responsável pela Polícia Civil nas cidades do Vale do Aço. O titular da unidade é nascido em Governador Valadares, mas passou a infância em Ipatinga. Depois, mudou-se para Belo Horizonte, onde formou-se em Direito e ingressou na PC. Seu primeiro trabalho foi justamente na terra onde foi criado.
Helton Cota explicou ao Diário do Aço que chegou a Ipatinga em 2008, nomeado para trabalhar como delegado na 1ª DRPC, onde passou pelo plantão e Delegacias de Homicídios, Tóxicos e Trânsito e, há 90 dias, foi nomeado para assumir a Delegacia Regional da PC em João Monlevade.
Com a saída de Ipatinga, o delegado João Otacílio, que foi atuar como chefe-adjunto da PC em Belo Horizonte, Elton Cota teve concretizada sua vontade de voltar a Ipatinga, agora, nomeado como delegado regional. Agradeço à minha chefia, que manifesta confiança em nossa capacidade. A delegacia de Ipatinga é complexa, grande, estamos enfrentando um problema de criminalidade alta, como o resto do país, infelizmente. Mas estou confiante pela equipe de policiais que tem aqui, capazes de fazer serviços bons”, enfatizou Helton Cota.
O delegado explicou que o efetivo da PC em Minas Gerais deverá receber reforço de pessoal. Em janeiro entram 500 novos investigadores e, em junho, mais 500, dos quais alguns virão atuar no Vale do Aço. Também há previsão de contratação de excedentes de peritos e médicos-legistas. Concluídos esses concursos tenho certeza que novos concursos virão para delegado e para escrivão. O governo está empenhado nisso”, observou. [[##1089##]]
Para Helton Cota, em todas as cidades cortadas pela BR-381 o tráfico de entorpecentes tem sido uma realidade, que precisa ser combatida. Não para no tráfico. Com ele vêm os homicídios e outros crimes violentos. Em Ipatinga, na época em que eu estava na delegacia dessa área, cerca de 80% dos assassinatos tinham ligação com os entorpecentes. Vamos juntar forças com a Polícia Militar, Ministério Público e o Poder Judiciário, para enfrentar essa situação”, destacou.
Com a saída de Helton Cota, da 4ª Delegacia Regional de João Monlevade, responsável por dez cidades do Médio Piracicaba, foi nomeado para a vaga o delegado Bernardo de Barros Machado como o novo titular. Bernardo é sobrinho de outro delegado que fez carreira no Vale do Aço, atualmente aposentado, Inácio Gomes de Barros.
MAIS:
Desvendado assalto a Djafer Coronel Fabriciano - 03/12/2015
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















