14 de julho, de 2016 | 18:01
Coordenadores de igreja são alvo de operação policial
Operação da PC cumpriu nesta quinta-feira nove mandados de busca e apreensão em investigação de irregularidades
Aqui está fervendo hoje. Tem viatura da Polícia Civil por todos os lados. O que está acontecendo em Ipaba?" Com essa indagação um morador da cidade de Ipaba alertou na manhã desta quinta-feira que algo incomum ocorria na pacata cidade.
A movimentação que causou estranheza nesta quinta-feira, em Ipaba, era uma operação da Polícia Civil, para investigar uma suspeita de desvio de dinheiro da Igreja Assembleia de Deus, no município.
No total, 20 policiais civis, comandados pelos delegados Alexandro Silveira, da 1ª Delegacia da PC de Ipatinga, e Célio Las Casas, da Delegacia da PC em Ipaba, cumpriram nove mandados de busca e apreensão, na sede da igreja, no Centro, e em fundação, associação, rádio comunitária e uma entidade assistencial mantida pela igreja.
Foram recolhidos documentos, computadores e dinheiro em cédulas de real e dólar, em uma estimativa de R$ 15 mil. Os alvos da operação foram o pastor geral, Geraldo Donato e seu filho, Edonias Lima. A Polícia Civil não tem previsão de quando a investigação será concluída. A proposta da ação da polícia, não é impor qualquer tipo de coibição à igreja nem tampouco aos seus membros, mas defender os interesses dos fiéis e do patrimônio da igreja.[[##1423##]]
No fim da tarde desta o delegado responsável pelo caso, Célio Las Casas, informou que a investigação trata de delitos que podem ter sido praticados por lideranças da igreja. A Assembleia de Deus de Ipaba foi desmembrada da Igreja Assembleia de Caratinga, mas de forma considerada ilegal. O Tribunal de Justiça já reconheceu a alegação dos caratinguenses, segundo a igreja de Ipaba não poderia ser emancipada”, detalhou o delegado.
A investigação, acrescentou o delegado, visa apurar a atuação do grupo que se rebelou contra a sua sede. Essa operação visa angariar indícios de possíveis delitos, dentre eles, possivelmente estelionato, apropriação indébita, crime contra o Estatuto do Idoso, entre outros”, esclareceu.
Em todas as entidades alvo da operação, cinco no total, o delegado Las Casas confirma que foram detectadas irregularidades de cunho administrativo, passíveis de medidas judiciais.
O delegado acrescentou que as denúncias sobre supostas irregularidades na igreja evangélica são antigas, mas foi uma investigação recente, sobre irregularidades na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, que ramificou para a investigação sobre a igreja.
Quando fomos investigar os casos na penitenciária pudemos ter uma visão maior sobre a vida dos investigados, que são o diretor geral e o assessor dele. São os mesmos, nas duas investigações”, confirmou.
No fim da tarde desta quinta-feira, nenhuma pessoa atendeu ao telefone na sede da Assembleia de Deus, em Ipaba e nenhum dos investigados foi encontrado para apresentar a sua versão dos fatos, o que poderá ocorrer nesta sexta-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















