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09 de abril, de 2008 | 00:00

Rotatória na avenida Livramento

Obra inclui ciclovia, fim dos retornos na via e provoca reclamações


Rotatória na avenida Livramento gera reclamações: objetivo é garantir segurança a motoristas, ciclistas e pedestres
IPATINGA – Iniciada há duas semanas, a construção de uma ciclovia com 1.130 metros de extensão e três metros de largura, na avenida Livramento, no bairro Veneza II, deve ficar pronta daqui a três semanas, conforme previsão do Departamento de Fiscalização de Obras Públicas (Defop), ligado à Secretaria Municipal de Obras. Moradores que residem na avenida Livramento elogiam a construção da ciclovia, que vai incluir ainda um espaço para caminhada, obra votada pela população por meio do Orçamento Popular Ampliado (OPA). Mas quando o assunto é a rotatória com canteiro, que está em fase de construção, em frente ao trecho que dá acesso à saída para Governador Valadares, as reclamações são inúmeras.A maioria questiona o tamanho da rotatória, cujas extremidades “tomam” uma parte das duas vias da avenida. Na opinião de alguns motoristas, isso aumenta o risco de acidentes. “Semana passada um carro bateu contra o meio-fio, porque o condutor não conseguiu desviar a tempo. Depois disso, a Prefeitura colocou uma placa de advertência no local”, contou o empresário Ronaldo Neves. Ele, o comerciante Francisco de Assis Vieira e o metalúrgico Edson Benedito reclamaram também do fechamento dos retornos à esquerda na avenida Livramento, no sentido Veneza I – Veneza II, que estaria dificultando o “bom andamento do trânsito”. “Agora tenho que andar mais de um quilômetro para retornar na rua Porto Seguro”, lamentou Francisco Vieira.SistematizaçãoA convite do DIÁRIO DO AÇO, o arquiteto e urbanista Rogério Braga de Assunção esteve no local onde está sendo construída a rotatória com canteiro da avenida Livramento, para que avaliasse se a obra obedece aos padrões adequados. “A rotatória ainda não está totalmente concluída, mas é possível notar que ela não apresenta nenhum erro de desenho urbano. O seu tamanho é adequado”, assegurou o arquiteto, que é professor de Urbanização no Unileste-MG, Unipac e Univale, em Governador Valadares.

Rogério Braga: não há erro de desenho técnico
Rogério Assunção disse que as inúmeras rotatórias de canteiro que estão sendo construídas nas principais avenidas de Ipatinga fazem parte de uma “sistematização urbana”. “É importante para o usuário da cidade a sistematização urbana, isto é, adotar o mesmo desenho em todo o município. Isso permite aos condutores se adaptarem às rotatórias, já que elas se tornam semelhantes em toda a cidade”, explicou. Em sua opinião, o que falta é a instalação da sinalização horizontal de alerta anterior à rotatória da Livramento. “Certamente, a Prefeitura ainda vai instalar a sinalização horizontal, de tachões, próximo à rotatória. Mas é necessário, também, sinalizar mais à distância para advertir os motoristas desatentos ou que eventualmente não conheçam o trânsito da cidade. Isso é uma prática comum e necessária”, concluiu Rogério Braga.Obra é aprovada com simulação, diz DefopO diretor do Departamento de Fiscalização de Obras Públicas (Defop), Rodrigo Otávio Sad, admitiu que o alargamento da rotatória de canteiro na avenida Livramento é intencional. “O simples fato de aumentar um pouco o diâmetro da rotatória de canteiro faz com que o condutor que esteja no fluxo da avenida reduza a velocidade. É uma situação normal para qualquer rotatória. Se ela fosse menor, o veículo vinha sem diminuir a velocidade, pois não haveria anteparo. Sendo assim, aumentaria o risco de acidentes, porque os motoristas estariam nas duas vias poderiam contornar em maior velocidade e causar acidentes em pedestres ou ciclistas”, justificou Rodrigo Sad. Conforme o diretor do Defop, antes que a rotatória começasse a ser construída foi realizada uma simulação com um caminhão. “Pelo teste, ficou claro que veículos de grande porte fazem o contorno normal na via”, garantiu.Rodrigo Sad adiantou que o retorno da avenida Livramento que dá acesso à saída para Governador Valadares também será fechado. “Quem for seguir para Valadares, deverá fazer o contorno na rotatória”, avisou o diretor, antecipando também que outra rotatória será construída, no cruzamento das avenidas Livramento e Londrina. “A obra e vai melhorar o tráfego no local, além de diminuir o risco de acidentes”, afirmou. Rodrigo Sad orientou os moradores que moram do lado direito da avenida, no sentido Veneza I – Veneza II, que retornem normalmente pela rua Mangaratiba, onde serão preservados os dois retornos já existentes. “É preciso entender que o fechamento de retornos à esquerda em avenidas de Ipatinga visa diminuir o alto índice de acidentes existentes nestes trechos”, alegou.CustoRodrigo Sad informou alguns detalhes da obra da ciclovia que está sendo construída na avenida Livramento. “No primeiro trecho da avenida, que é estreito, vamos alargar mais 1,40 metro, até a rua Fortaleza, com o intuito de manter a uniformidade da pista. O custo total da obra é de R$ 88.574,05 e deve ser concluída daqui a três semanas”, assegurou. A ciclovia será em forma de “silhueta”, e não em linha reta, já que foram preservadas algumas árvores. “O Departamento de Meio Ambiente Municipal (Demam) e o Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema) decidiram que só seriam arrancadas árvores degradadas. Além disso, ficou estabelecido que, para cada árvore retirada, serão plantadas outras 10 pelo bairro”, finalizou.Bruno Jackson
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