24 de junho, de 2009 | 00:00

Empresas abrem vagas para ex-presidiários


Aécio Neves e o presidente da Fiemg, Robson Andrade, oficializaram ontem a parceria
DA REDAÇÃO – As principais indústrias do Vale do Aço aderiram ao projeto “Regresso”, instituído ontem por meio de decreto do governador Aécio Neves (PSDB) para abertura de vagas de trabalho para ex-detentos. Por meio do projeto, o governo mineiro subsidiará as empresas que contratarem egressos do sistema prisional, com dois salários mínimos no período de dois anos. Inicialmente, 300 vagas serão oferecidas.O projeto foi lançado ontem, em solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que apontou o programa mineiro como caminho a ser seguido nacionalmente. “O Estado assume a sua parte, mas a sociedade como um todo se integra nesse projeto”, ressaltou.A Usiminas foi a primeira empresa a aderir ao projeto, com a contratação imediata de 10 trabalhadores, seguida pela construtora Masb, que ofereceu 15 vagas para egressos do sistema prisional. Outras empresas do Vale do Aço que integram esse esforço são a Cenibra, ArcelorMittal e Irmãos Bretas e Filhos.Reintegração O projeto “Regresso” é desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Instituto Minas pela Paz. O objetivo é incentivar a contratação formal de egressos e, em consequência, reduzir a reincidência prisional e diminuir a criminalidade no Estado.Para participar do projeto, o egresso deverá estar em liberdade condicional ou definitiva, estar cadastrado no Programa de Reintegração do Egresso do Sistema Prisional (Presp), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e ter participado do programa por um período mínimo de três meses. No programa de reintegração, ele será avaliado pelo grau de escolaridade e potencialidades de trabalho e, em seguida, encaminhado às empresas que disponibilizarem as vagas.Após a contratação, o egresso prestará serviço às empresas com todos os direitos trabalhistas garantidos e salário de mercado, de acordo com a função desempenhada. Nos primeiros 12 meses, o ex-detento será acompanhado pelo programa de reintegração. O processo de ressocialização será monitorado levando em conta a reintegração ao mercado de trabalho, dificuldades enfrentadas e o acolhimento da empresa.No emprego, o funcionário egresso será avaliado nos mesmos critérios dos demais empregados, e a empresa exigirá dele o mesmo grau de profissionalismo cobrado dos demais trabalhadores. Os beneficiados que não demonstrarem interesse ou aptidão para suas funções poderão ser dispensados, mesmo antes do término do período custeado pelo governo. Caso o egresso seja demitido, automaticamente seu benefício será extinto e o governo suspenderá o repasse para a empresa.O Estado ainda depende de autorização da Assembleia Legislativa para conceder a subvenção financeira às empresas que contratarem egressos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Hebert Henrique Pereira da Vitória

26 de outubro, 2024 | 07:12

“Ganhei o benefício de serviço externo e quero trabalhar”

Deivid Ferreira Rosa Lage

26 de março, 2024 | 23:24

“Quero muito uma oportunidade pra refazer minha vida vira um homem que ganha dinheiro honesto.”

Evaldo

20 de novembro, 2023 | 08:05

“Sou ex presidiario tô a procura de uma oportunidade construir uma família tenho uma filha especial e preciso muito de um emprego para cuida da minha filha”

Sebastians

15 de agosto, 2023 | 01:12

“Preciso muito trabalhar estou a 1 ano semtrabalhar e infelizmente não tenho muitas oportunidades, mas não queria frequentar. Quero reconstrução na minha vida.”

Isac Vieira dos Santos

18 de janeiro, 2023 | 10:27

“presciso de uma vaga de emprego,quero mudar de vida”

Bruno Ricardo dos Santos

13 de março, 2022 | 16:42

“Tudo muito lindo mas a realidade é bem outra,estou em liberdade a dois anos ,paguei o que devia a justiça mas ninguém abre a porta de emprego”

Bruno Ricardo dos Santos

13 de março, 2022 | 16:23

“Bom dia, gostaria de saber como faço para está enviando meu currículo”

Bruna

27 de janeiro, 2022 | 23:54

“Sou uma ex presidiária e gostaria de uma oportunidade muito obrigado pela atenção”

Envie seu Comentário