12 de janeiro, de 2010 | 17:59
Usiminas assina contrato com fornecedores locais
A iniciativa faz parte da Política de Priorização dos Fornecedores Locais, lançada em 2009
IPATINGA - Dando sequência à sua Política de Priorização de Fornecedores Locais, a Usiminas assinou nesta terça-feira (12) contrato com oito empresas do Vale do Aço e duas de São Paulo/Cubatão. O acordo tem um ano de validade e está focado, nessa primeira fase, em empreendimentos dos setores de caldeiraria e usinagem (categoria leve”).
Por meio da iniciativa, os fornecedores estão aptos a atender as usinas de Ipatinga e Cubatão e, caso haja demanda, todas as outras empresas Usiminas.
Dessa forma, cumprimos o compromisso firmado com a comunidade no começo do ano passado, de valorizar os parceiros locais, fomentar os negócios na região e contribuir para o desenvolvimento sustentável das localidades onde a Usiminas atua”, afirma o diretor de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Usiminas, Eduardo Lery.
Antes realizadas de formas pontuais e de acordo com a demanda da empresa, agora as compras poderão ser programadas e atendidas de forma mais ágil. Ganha a Usiminas, que pode realizar um planejamento de compras anual e permitir um fornecimento regular do material, e ganha o fornecedor, que tem mais condições de delinear seus investimentos e mensurar retornos, já que terá a garantia da prestação de serviço a longo prazo.
O contrato prevê ainda que qualquer oportunidade de melhoria identificada pelo fornecedor como otimização do processo ou redução de custo será analisada pela equipe técnica da empresa. Comprovada sua aplicabilidade, o ganho é dividido em 50% com o empreendedor.
De acordo com o diretor de Suprimentos da Usiminas, Antônio Carlos da Rosa Pereira, o Vale do Aço tem tudo para se desenvolver como um grande pólo metal-mecânico, gerando valor e desenvolvendo competências.
A Usiminas quer ser parte desse crescimento. Vamos e precisamos valorizar os fornecedores locais o que estamos fazendo hoje mas precisamos também deixá-los cada vez mais competitivos, pois isso gera competência”, afirma.
Para Jeferson Bachour Coelho, diretor da Líder Indústria Mecânica e presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ipatinga (Sindimiva), o contrato dá tranquilidade às empresas. Agora temos mais condições de programar investimentos em maquinário, qualificação profissional e certificações”.
Para quem até então só fornecia para a Usina de Cubatão, a assinatura também representa uma chance de melhoria e desenvolvimento. O contrato com a Usiminas é nosso melhor cartão de visitas”, conta Aniceto Pereira de Brito, diretor da CTM, empresa de Cubatão que fabrica peças de usinagem e caldeiraria de acordo com desenho enviado pela Usiminas.
Próximos passos
Até o final deste mês, outros fornecedores do Vale do Aço, ligados aos setores de caldeiraria e usinagem (categorias média e pesada) assinarão contrato com a Usiminas. Em fevereiro e março, a segunda fase do projeto vai abranger os setores de reparo, repotencialização e beneficiamento.
Lançada no começo de 2009, a iniciativa foi criada com o objetivo de movimentar os negócios locais, tanto em Ipatinga quanto em Cubatão, minimizando o impacto dos efeitos da recessão econômica nessas regiões.
O primeiro passo para efetivar essa ação foi a criação de uma estrutura para atendimento e facilitação do processo de cadastramento das novas empresas. Devidamente cadastradas no sistema Usiminas, as empresas começam agora a colher os primeiros resultados dessa política.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]