10 de abril, de 2010 | 21:06
Um novo ginásio
Timóteo prepara reestruturação do Ginásio Iorque José Martins
TIMÓTEO - Um espaço multiuso. Este é o futuro do Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins (ginásio coberto), que será totalmente reformado, com início das obras ainda neste ano. O projeto, em fase final de elaboração pela Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com a de Educação, é audacioso. Mais do que abrir as portas do ginásio desativado há mais de dez anos , a proposta da atual administração é revitalizar toda a área do entorno, cerca de 11,5 mil metros quadrados.
O recurso para a obra está assegurado. Trata-se de uma verba de R$ 1 milhão que está liberada para Timóteo por meio de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Silveira (PPS), com contrapartida de R$ 127,5 mil do município. O contrato já foi assinado pela atual administração junto à Caixa Econômica Federal. O projeto, que ganhou o nome de Cidade Aberta, prevê ainda a construção de praças de exercícios, playground, anfiteatro, rampas de skate e patins, fontes, requalificação dos trailers de lanche existentes nas proximidades e criação de uma pequena praça de alimentação.
A ideia é integrar os dois prédios o do ginásio e o da Secretaria de Educação, ao lado. As grades e muros serão removidos e o espaço transformado para o multiuso pela comunidade.
História
Inaugurado em 1986, o Ginásio Iorque José Martins foi palco de grandes eventos de Timóteo durante toda a década de 1990. No ginásio coberto, com a capacidade para receber cerca de cinco mil pessoas, aconteceram desde eventos ecumênicos até feiras comerciais, shows artísticos e competições esportivas, inclusive de nível nacional.
O judoca Aurélio Miguel, medalhista olímpico, já lutou no tatame do ginásio em uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Judô. A última reforma do ginásio, instalado ao lado da Praça 1º de Maio, no Centro Comercial Acesita, aconteceu em 1998. Na época, foram feitas a pintura e a instalação de bebedouros.
Dentro do Ginásio
Revitalização de toda estrutura interna e externa
Reforma da quadra para competições oficiais individuais e algumas coletivas (como voleibol e peteca)
Construção e ampliação dos banheiros e vestiários
Criação de mais uma entrada (pela Alameda 31 de Outubro)
Novo sistema de iluminação aproveitando a luz natural
Isolamentos acústico e térmico
Reestruturação da arquibancada (capacidade para duas mil pessoas sentadas)
Fora do Ginásio
* Restauração do prédio da Secretaria de Educação
* Substituição dos muros e grades por jardins e fontes
* Construção de um teatro no local da quadra da Secretaria
* Tratamento paisagístico e nova iluminação
* Criação de praças de exercícios para idosos, crianças e pessoas com deficiência física
* Playground, rampas de patins e skate
* Requalificação das lanchonetes e criação de uma área de alimentação
* Abertura de vagas para estacionamento
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]