17 de abril, de 2010 | 17:02

IMA alerta para data de vacinação contra aftosa

Campanha começa no dia primeiro de maio para todo o rebanho da região

Divulgação


FEBRE AFTOSA

FABRICIANO – O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os produtors rurais para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha começa no próximo dia 1º de maio para todo o rebanho de bovinos e bubalinos. Todos os produtores receberão uma carta de aviso que deve ser apresentada na hora da compra da vacina.
Segundo dados do IMA, os efeitos da doença são sérios, pois os animais sofrem perda da condição corporal e de produção provocada por infecções secundárias que prolongam a convalescência.
Mas o principal efeito da aftosa é comercial. A ocorrência da doença afeta a abertura dos mercados para os produtos de origem animal. Devido ao alto poder de difusão do vírus e a possibilidade, em condições favoráveis,  de sua veiculação por grandes distâncias e períodos, os países estabelecem fortes barreiras à entrada desses produtos vindos de regiões onde ocorrem os casos da doença.
Não existe tratamento para a aftosa. Ela cumpre seu curso de 2 a 3 semanas, quando a maioria dos animais se recupera naturalmente. O sacrifício é a principal medida de controle para evitar a difusão da doença. Por isso a importância de os produtores cumprirem a obrigação de vacinar o seu rebanho. No Brasil, a vacinação é praticada em todos os Estados e no Distrito Federal, com exceção de Santa Catarina, que é livre da doença.
A campanha é realizada em dois períodos do ano, no mês de maio para todo o rebanho e em novembro para animais de zero a 24 meses. Após a compra da vacina os produtores devem declarar a vacinação no escritório do IMA, no máximo  até 10 dias após o término da campanha, com apresentação da carta aviso e da nota fiscal de compra da vacina. Caso não efetue a vacina no rebanho ou deixe de declarar no IMA, o produtor está sujeito a multa. O valor da multa varia de R$10 a R$49,98 por cada animal não vacinado e não declarado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário