15 de julho, de 2010 | 22:00

Nascimento de volta ao cenário político

Ex-prefeito de Timóteo disputa uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSOL

Wôlmer Ezequiel


GERALDO NASCIMENTO

TIMÓTEO – Ex-prefeito de Timóteo por dois mandatos completos e um incompleto, por causa de uma cassação pela Justiça Eleitoral, Geraldo Nascimento de Oliveira, está de volta ao cenário político. Agora no PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), pois deixou o Partido dos Trabalhadores após 30 anos de filiação, o ex-prefeito quer voltar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ocupou uma vaga na legislatura 1994/1997.
Em visita ao DIÁRIO DO AÇO nesta quinta-feira, Geraldo Nascimento apresentou 15 certidões obtidas junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Justiça Federal para mostrar que está em condições de ser candidato em 2010. “Podem ver, nessas certidões, que não tenho nenhuma condenação em segunda instância e, portanto, estou com a ficha limpa”, afirmou.
Atualmente no PSOL, Geraldo Nascimento deixou o PT em 2009, por não concordar com as decisões do diretório municipal. O candidato acredita que tem chances reais de se reeleger deputado estadual e, para isso, já mobiliza apoiadores, a maioria antigos colaboradores e funcionários dos governos petistas de Nascimento.
Além de esclarecer que não tem impedimentos para se candidatar, Geraldo Nascimento também desmente afirmações segundo as quais é funcionário da prefeitura de Marliéria. “O que há de fato é que o vice-prefeito (Adalberto) foi meu assessor e o prefeito (Waldemar Nunes) é um amigo e foi meu professor. Meu trabalho ultimamente tem sido na área jurídica. Reativei minha inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e tenho atuado em algumas causas”, explicou.

Processos
Por causa da série de sentenças que recebeu desde 2005, quando foi condenado pela primeira perda de mandato de prefeito, Geraldo Nascimento já chegou a ter 12 processos em tramitação só no Tribunal Regional Eleitoral. A maioria já foi julgada ou arquivada. Como não exerce mais o cargo de prefeito, afastado definitivamente em junho de 2008, os processos perdem o objeto quando vão a julgamento. Pelo menos dois ainda permanecem sem definição na segunda instância da Justiça Eleitoral. Nascimento e o seu então vice-prefeito, Marinho Teixeira, foram condenados por uso da máquina pública na campanha eleitoral de 2004.
O Ministério Público Eleitoral (MPE), no entanto, pediu a impugnação da candidatura de Geraldo Nascimento por falta de documentos relacionados ao grau de escolaridade, o que poderá ser respondido prontamente, pois o candidato é bacharel em Direito. O comunicado da decisão da impugnação foi transmitido na quarta-feira (14), para que o candidato apresente a contestação.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário