31 de julho, de 2010 | 22:00
Justiça convoca mesários
Mesários receberão treinamento para trabalhar no dia do pleito
IPATINGA - As zonas eleitorais da Comarca de Ipatinga já começaram a convocar os mesários para as eleições 2010.
O nome e a profissão dos convocados, assim como a zona a que pertencem e o local de trabalho no dia da votação, estão sendo publicados no Diário da Justiça Eletrônico, no site do TRE-MG e pelo DIÁRIO DO AÇO.
Segundo a Resolução TSE 23.218/2010, também deve ser feita uma convocação formal aos mesários, por meio de carta da Justiça Eleitoral, entregue pelos Correios.
Na comarca local, além de Ipatinga, onde estão inseridos também os municípios de Ipaba e Santana do Paraíso, atuarão no pleito deste ano mais de dois mil mesários, que serão distribuídos nas 534 seções, com quatro convocados em cada uma delas.
As reuniões de treinamentos dos mesários das zonas eleitorais começam nos dias 15 e 16 de setembro para a Zona Eleitoral 130. No dia 17, recebem treinamentos os mesários da Zona 131.
Nestas duas zonas o treinamento será realizado no Fórum. Os convocados da Zona 348 participam de reuniões no dia 18, em Ipaba, no auditório do posto de saúde e, no dia 19, no Fórum de Ipatinga.
Quem quiser se certificar da convocação poderá consultar o site do Tribunal, ou comparecer aos Cartórios Eleitorais.
Benefícios
A Lei 9.504/97 garante ao mesário o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral. Segundo o art. 98, os eleitores nomeados para compor as mesas receptoras ou juntas eleitorais serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário.
O mesário também pode ser beneficiado em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate. Em Minas, cada mesário terá direito a vale-alimentação no valor de R$ 20. Em caso de segundo turno, ele receberá novamente outro vale no mesmo valor.
Voluntários
As inscrições para ser mesário voluntário podem ser feitas em qualquer momento, pela internet (www.tre-mg.jus.br), pelo disque-eleitor (3291-0004) ou diretamente nos cartórios eleitorais.
Porém, a convocação do mesário voluntário está condicionada à existência de vaga na seção de votação do eleitor.
Como as convocações para as mesas receptoras de votos já se iniciaram, quem se inscrever voluntariamente agora só poderá trabalhar nas eleições de 2010 se houver necessidade de substituição, mas já passa a constar do banco de dados para as próximas eleições.
Desde 2004 o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) faz uma campanha para incentivar a inscrição voluntária de mesários.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















