15 de setembro, de 2010 | 21:44
Consul completa 48 anos com mais de 60 mil cooperados
Cooperativa é a maior do Estado e a quarta mais importante do país
IPATINGA Diariamente, milhares de clientes transitam pelas lojas da Consul em Ipatinga. O ato se tornou tão rotineiro que, muitas vezes, os cooperados não se dão conta do importante papel desempenhado pela cooperativa na região, desde a sua fundação.
Nesta quinta-feira (16), dia em que a Consul completa 48 anos, seus diretores e funcionários comemoram os resultados obtidos nas últimas décadas.
Em entrevista ao DIÁRIO DO AÇO na tarde de ontem (15), o presidente da cooperativa, Matusalém Dias Sampaio, falou do processo evolutivo da organização e da preocupação constante em oferecer o melhor serviço aos clientes.
O saldo de quase meio século de atuação, segundo ele, é o reconhecimento recebido através de diversos prêmios, aumento do mix de produtos, aprimoramento da gestão e o mais importante: o respeito dos cooperados que já somam 60.560.
Hoje, os supermercados Consul colocam à disposição dos clientes mais de 20 mil itens. Os produtos são distribuídos nos setores de Ótica, Drogaria, Padaria, Lanchonete, Peixaria, Açougue, Mercearia e Magazine.
A organização é reconhecida como a maior cooperativa de Minas Gerais e a quarta do Brasil, contabilizando prêmios da Associação Mineira de Supermercados e da Organização das Cooperativas Brasileiras. Ela recolhe hoje mais de 50% do ICMS do varejo de Ipatinga. Conforme mostra a sua história, a posição atual de destaque é resultado de decisões audaciosas, vontade de se aprimorar e muitos investimentos.
História
A Consul foi fundada em 16 de setembro de 1962, com a finalidade de atender aos empregados da Usiminas. Contudo, só começou a operar em 1º de agosto de 1963. Na época de sua fundação, a Usiminas se preparava para entrar em operação. Nesse período, a siderúrgica desenvolveu toda a infraestrutura de Ipatinga, que ainda era distrito de Coronel Fabriciano, dotando-a de equipamentos nos campos da saúde, educação e moradia.
Porém, ainda havia uma deficiência grande na parte de gêneros alimentícios e produtos de higiene, lembrou Matusalém.
Foi quando a empresa incentivou a criação da cooperativa. O objetivo era abastecer adequadamente os funcionários da empresa”, recorda.
Ao longo de muitos anos, a cooperativa era exclusividade dos trabalhadores da Usiminas e tinha lojas no Amaro Lanari, Horto, Bom Retiro, Bela Vista, Cariru e Ideal.
Com a privatização da empresa, em 1991, a cooperativa se viu obrigada a buscar a autossuficiência.
A saída foi transformar-se em uma cooperativa aberta, o que ocorreu em 1993. Como a comunidade já manifestava ansiedade por essa transformação, o sucesso seria natural. Com essa mudança, aprimoramos o processo de gestão, melhoramos o atendimento, aumentamos o nosso mix de produtos e passamos a oferecer outros benefícios ao cooperado, como forma de competir no mercado convencional”, conta Matusalém Sampaio, que há quase 20 anos dirige a cooperativa. Naquela época, a Consul contava com 10.700 associados.
Hipermercado
Em 1998, outra mudança importante na trajetória da organização. A cooperativa inaugura, então, sua loja-âncora no Shopping do Vale do Aço. Com 4.800 m2 de área, a unidade se torna a mais ampla e moderna do interior do Estado. Além do hipermercado, permaneceram em atividade as lojas do Cariru e Ideal.
A preocupação, segundo Matusalém, sempre foi aperfeiçoar o processo de gestão e oferecer mais qualidade.
Prova disso são também as reformas atuais. No início deste ano, a Consul reinaugurou sua unidade do bairro Cariru, dando uma roupagem mais moderna ao supermercado. Conforme o presidente, a cooperativa se prepara agora para remodelar totalmente a loja do Ideal, atualizando-a e investindo em estacionamento.
Clientes concorrem a Chevrolet Agile
Para comemorar os 48 anos, a Consul promove no dia 31 de outubro o sorteio de um Chevrolet Agile entre os clientes. Neste ano, a cooperativa já sorteou um caminhão de prêmios. No Natal, os cooperados poderão concorrer a outro veículo.
Além das promoções, outra iniciativa da organização para beneficiar os clientes é o retorno anual das sobras financeiras. No ano passado, R$ 1,5 milhão do lucro voltou para os cooperados em forma de vale-compra.
Grande empregadora
Atualmente, a Consul possui mais de 600 empregados diretos. Matusalém Dias destaca que os funcionários contam com diversos benefícios, incluindo plano de saúde. São oferecidos também cursos de aperfeiçoamento técnico e relacionamento com o cliente e funcionários, oficinas de culinária e treinamentos externos.
Além dos investimentos em qualidade e pessoal, a cooperativa não deixa de lado a atuação social. Atualmente, colabora com 58 entidades. É ainda patrocinadora do esporte especializado da Usipa e a responsável pela alimentação dos animais do zoológico. Atua também na área cultural, com patrocínio e fomento de ações e eventos.
Na avaliação de Matusalém Dias, os destaques que a Consul tem recebido mostram que a cooperativa está no caminho certo. Temos conquistado resultados altamente sólidos, o que nos permite avançar no tempo e crescer juntamente com a região”, pontua.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]