06 de dezembro, de 2010 | 21:25
Olho Vivo: um ano
Serviço de monitoramento completa um ano com redução de 60% no índice de crimes
IPATINGA - No mês de dezembro, o programa Ipatinga Segura - Olho Vivo, mantido pelo município de Ipatinga, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, completa um ano de funcionamento.
Estatísticas apontam que no Centro da cidade a criminalidade reduziu em 62% e nos bairros onde há monitoramento este índice reduziu consideravelmente. Para o prefeito Robson Gomes, o investimento na área de segurança pública tem garantido maior segurança nas ruas da cidade de Ipatinga. A administração municipal contabiliza resultados surpreendentes, como o Patrulha Escolar, também realizado com apoio da Polícia Militar.
A segurança pública é um dos temas mais frequentes da família brasileira. As pessoas querem andar pelas ruas e se sentirem seguras. Procuramos nossos parceiros como Polícia Militar, vereadores, Associação Comercial (Aciapi) e comunidade para a implantação do programa Olho Vivo”, explica.
Robson Gomes lembra do início a negociação para implantação do programa. Era um antigo sonho da população. Discutimos junto aos órgãos ligados à segurança pública e começamos a realizar o monitoramento com 10 câmeras antes do Natal de 2009. Os efeitos todos já podem ver”, avalia.
Quando entrou em operação, em 12 de dezembro de 2009, eram 10 câmeras. A Central de Monitoramento funcionava numa sala provisória no prédio da Prefeitura. Hoje, o programa atende no moderno Centro Integrado de Monitoramento (CIM), rua Edgar Boy Rossi, Centro. Atualmente, o Olho Vivo conta com 19 câmeras no Centro e outras 24 instaladas em 13 bairros, além de 220 equipamentos fixos em prédios públicos como, escolas e Unidades de Saúde.
Funcionamento
O controlador Geral do município e coordenador do Olho Vivo, José Carlos de Souza, reforça que os equipamentos auxiliam no trabalho das polícias.
A Polícia Militar fica 24 horas na Central acompanhando tudo. Os acionamentos são feitos e os policiais chegam aos locais imediatamente. A Polícia Civil também utiliza do projeto tendo em vista que podem requisitar imagens para apurar crimes”, disse.
José Carlos lembra ainda que por meio do Olho Vivo é possível acompanhar e acionar de imediato a Defesa Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
LEIA MAIS:
Centro de Monitoramento do Olho Vivo é inaugurado em Ipatinga - 17/09/2010
Olho vivo custa R$ 216 mil/mês em Ipatinga - 10/09/2010
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















