19 de abril, de 2011 | 00:00

Casa de Passagem recebe crianças

Conselho Tutelar entende que local não tem estrutura para atender pequenos

Wôlmer Ezequiel


VARAL

IPATINGA – Dezoito dos vinte e cinco menores retirados da Associação Beneficente Nova Vida, no Cidade Nobre, foram encaminhados pela Secretaria de Assistência Social à Casa de Passagem do município. Construído para abrigar adolescentes em trânsito por Ipatinga ou que apresentam alto grau de vulnerabilidade social, o novo endereço das crianças recém-transferidas incomodou o Conselho Tutelar.
“Essas crianças jamais poderiam ter sido encaminhadas para a Casa de Passagem. Este é o lugar para onde levamos jovens que encontramos nas ruas durante a noite ou que apresentam sérios problemas psicossociais. Os menores deveriam ter sido levados ao Abrigo Municipal ou para outras entidades de apoio”, defende a conselheira tutelar Viviane Oliveira. Além de afirmar que as crianças não poderiam ser atendidas na Casa de Passagem, a conselheira relata ainda a consequência da iniciativa da Secretaria de Assistência Social.
“Como encheram o lugar com crianças, nós estamos sem ter onde colocar adolescentes infratores que encontramos. Durante a madrugada de domingo (17) recolhemos uma jovem que estava drogada e tivemos que levá-la para o Abrigo Municipal. A coordenação de lá não queria receber a garota, mas nós tínhamos que fazer essa intervenção. Misturar uma adolescente drogada com crianças de até 12 anos?”, questiona Viviane.
Transferência
As 25 crianças foram retiradas da Associação Beneficente Nova Vida na última sexta-feira (15), após o juiz de Direito, Evaldo Elias Penna Gavazza, substituto da Vara da Criança e do Adolescente, ter determinado a transferência de todas as crianças atendidas pela entidade. Dentre os motivos que levaram a decisão, estaria a prática de maus tratos por parte dos funcionários, irregularidades administrativas da coordenação e falta de assistência adequada às crianças.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Ipatinga informou que as 20 crianças serão encaminhadas para outra entidade com estrutura adequada no máximo até a próxima quarta-feira (19). Ainda segundo a PMI, a decisão de acolher as crianças na Casa de Passagem foi tomada juntamente com o próprio Conselho Tutelar.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário