18 de abril, de 2011 | 18:20

Câmara aprova empréstimo do Novo Somma em Timóteo

Vereadores aprovam financiamento que propõe acabar com ruas esburacadas após 30 anos de uso. Saiba como votou cada vereador.

Wôlmer Ezequiel


ASFALTO ESTRAGADO

DA REDAÇÃO - Com seis votos favoráveis e quatro contrários, foi aprovado, nesta segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Timóteo, o Projeto de Lei 3559/2011 que autoriza o município de Timóteo a contratar empréstimo no BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), por meio do Programa Novo Somma, um empréstimo no valor de R$ 5 milhões com o objetivo de asfaltar mais de 70 ruas, assim como recuperar a pavimentação das principais vias de tráfego do município.
Além de disponibilizar os recursos cobrando juros bem abaixo dos praticados habitualmente pelo mercado, a linha de crédito optada pela Prefeitura integra um pacote de investimentos especificamente voltado à promoção da mobilidade urbana.
A linha de crédito oferecida pelo BDMG à Prefeitura prevê uma carência de dois anos antes que tenha início a amortização, como também um prazo de dez anos para efetuar o pagamento. Os cálculos demonstram claramente que o valor das parcelas do financiamento é muito menor do que os gastos com a chamada ‘operação tapa-buracos’, a única e grande diferença é que agora será uma solução duradoura.
A população de Timóteo considera o trânsito como sendo uma das principais necessidades, e resolver este problema é um compromisso do governo Sérgio Mendes.
“Vamos recompor, vamos asfaltar ruas que não tem pavimentação, melhorar a estrutura de Timóteo. O projeto foi aprovado por seis votos, e mostra que os vereadores estão preocupados com a cidade. Nós não podemos discutir política neste momento, a cidade já perdeu muito. Nós precisamos avançar. Este é um ano de fazer bem a com a comunidade, não podemos prejudicar a população por causa de politicagem. Timóteo precisa caminhar bem e isso acontecerá quando as pessoas de bem resolverem caminhar juntas” comemora o prefeito Sérgio Mendes.

Novo Somma

O Novo Somma é um Programa de Modernização Institucional e Ampliação da Infraestrutura em Municípios do Estado de Minas Gerais. A proposta é atender os principais corredores viários que interligam bairros e regionais, onde comumente há forte presença de estabelecimentos comerciais e industriais. Também serão contempladas, nos bairros, as ruas em que não haja pavimentação ou que estejam em condições precárias, definidas em comum acordo entre Prefeitura e Câmara.

O superintendente da regional leste da Copasa, Franklin Mendonça, esclareceu durante a reunião que as obras previstas pela Copasa não atingirão as ruas que receberão novos pavimentos. E se caso isto venha a ocorrer, todos os reparos ficarão por conta da Copasa.
 
Saiba como votou cada vereador:
CONTRÁRIOS:
 JOSÉ VESPASIANO:  "Acho que o prazo para entregar o projeto é muito exíguo, nós não pudemos conhecer o projeto com muita precisão".

GUARACIABA GOMES: "Voto contra o projeto por acreditar que com este dinheiro o prefeito não asfaltará a cidade inteira".

WILLIAM SALIM: "Voto contra porque o projeto não esclarece quais as ruas serão asfaltadas, queremos todas as garantias".

KEISSON DRUMOND: "Queria que o meu pedido de vistas fosse acatado. Queria discutir mais com o governo".


FAVORÁVEIS:

GERALDO MOREIRA (NANICO): "Sei que nem todas as ruas serão asfaltadas, mas voto a favor do povo que sofre sem a pavimentação. Voto a favor de Timóteo".


JOSÉ CONSTANTINO FILHO: "Nossa cidade precisa evoluir, e como um cidadão nascido aqui em Timóteo, eu defendo o projeto. DOUGLAS WILKYS: Já houve tempo suficiente para discutir, estamos votando a favor da população de Timóteo, ouvindo o clamor popular".


VIRGÍNIA SCARPATTI: "Estamos contraindo este empréstimo para melhorar o município de Timóteo. Se eu não votar a favor, como poderei encarar a população?"


WANDERLEY NOBRE: "Voto a favor pois não consigo mais ver a população de Timóteo sofrer. Devemos deixar os sentimentos partidários de lado".
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário