08 de maio, de 2011 | 00:00
Estudo dos freios de minibaja é apresentado em Congresso
Artigo sobre o dimensionamento de sistema de frenagem é inovador no desenvolvimento do veículo
FABRICIANO - Alunos do curso de Engenharia Mecânica do Unileste-MG elaboraram estudos técnicos para o dimensionamento do sistema de frenagem na construção de um veículo minibaja da equipe Galileu. O artigo científico foi aprovado para publicação e apresentado no 10º Colloquium Internacional - SAE Brasil de Freios e Mostra de Engenharia realizado entre quarta e sexta-feira (06/05)em Caxias do Sul (RS). O evento reuniu especialistas, expositores, profissionais e estudantes da área de freios.
Pelo fato de se tratar de uma publicação de um congresso internacional, todo o conteúdo do estudo foi traduzido para o inglês, adaptado aos usuários de livro digital (e-book) e passará a ser um artigo oficial da Society of Automotive Engineers (SAE), tornando-se uma das referências em pesquisas do gênero.
Desenvolvido pelo aluno Bruno Cota e auxiliado por Rafael Deiró, Doulglas Baldez e Bruno Assis, o artigo aborda o sistema de frenagem hidráulico e possui, em sua composição, duas pinças de freios na dianteira do veículo. Na traseira, utiliza-se apenas uma pinça de kart.
"É gratificante saber que todo o trabalho, envolvendo cálculos precisos, nos rendeu um artigo de nível internacional e contribuiu na construção do minibaja; é uma grande oportunidade de colocar em prática o que aprendo no curso”, conta Bruno Cota, aluno do quarto período de Engenharia Mecânica e autor do texto.
Inovação
Outra inovação dos universitários é o desenvolvimento de um sistema de telemetria que disponibiliza, durante as corridas, informações do veículo em tempo real, parecido com os utilizados pelos carros da Stock Car. Se obtivermos bons resultados nos campeonatos será muito importante. Mas considero uma grande vitória ter conseguido tornar real um projeto que estamos desenvolvendo há três anos”, pontua Rafael Deiró.
Toda elaboração do projeto conta com a orientação do professor e engenheiro mecânico Andrey Patrocínio que já foi campeão brasileiro de minibaja pela USP de São Carlos. Deiró acredita que a colaboração de Patrocínio poderá influenciar de forma positiva nas competições. A participação do Andrey é fundamental pela experiência e domínio do assunto que ele adquiriu em outros lugares. Isso resulta na satisfação que tenho de fazer parte do desenvolvimento do projeto”, enfatiza.
Competições
A equipe Galileu, composta por 20 estudantes, se prepara para a estreia do veículo minibaja em competições oficiais no primeiro semestre de 2012 pelo Circuito Brasileiro, onde as três instituições de ensino mais bem colocadas representarão o país no Circuito Internacional, realizado na América do Norte. No semestre seguinte, a intenção dos alunos é participar do Circuito Regional na cidade de Sarzedo (MG). As equipes de maior tradição e favoritas ao título são: FEI, Politécnica da USP, USP de São Carlos e Universidade Federal de Pernambuco.
Veículo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















