09 de julho, de 2011 | 00:00
Terreno é desapropriado para construção de quadra
Tradicional escola do Centro de Coronel Fabriciano finalmente terá uma quadra poliesportiva
FABRICIANO Considerada uma "Escola Referência" no ensino público do Vale do Aço, a Escola Estadual Professor Pedro Calmon, pode ver enfim realizado o sonho de ter uma quadra poliesportiva coberta onde os seus alunos possam fazer as suas atividades físicas curriculares.
Após anos de luta, a direção da escola comemora o decreto de desapropriação do terreno ao lado da unidade de ensino. A publicação do decreto, datado de 16 de junho de 2011, declara de utilidade pública, para fins de desapropriação de pleno domínio necessário à construção de quadra poliesportiva, mediante acordo ou judicialmente, de imóvel constituído de um terreno com área de 685,90m², situado na Rua Doutor Querubino,nº 424, Centro, Coronel Fabriciano, registrado sob o nº R. 6759, Livro 3-G, no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Coronel Fabriciano.
História
A Escola Estadual Professor Pedro Calmon, pioneira em Coronel Fabriciano, foi construída em 1962, adotando o lema Iluminando Mentes”, e foi por muito tempo referência de educação de qualidade. A escola era frequentada pelos filhos das famílias mais importantes da cidade. Ao se formar, os alunos saiam e prestavam vestibular em concorridas universidades, obtendo os melhores resultado.
De lá para cá muita coisa mudou, mas a escola e a cidade se fundem em suas histórias. Situada em área nobre no centro da cidade, atende hoje uma clientela de alunos diversificada. E um dos grandes problemas que a escola enfrentava há mais de uma década era a falta de um espaço físico adequado para a prática das aulas de Educação Física, que atualmente são ministradas no pátio central da escola.
Há quase oito anos diretores, professores e alunos vinham reunindo documentos e provas que o lote ao lado da escola não tinha dono, surgindo então a ideia de montar um processo para aquisição do imóvel junto ao estado.
Após uma luta envolvendo diferentes pessoas que se preocupavam com o bem estar dos alunos da Escola Estadual Pedro Calmon e da comunidade local, eis que finalmente foi publicado o decreto para a desapropriação do lote. A partir daí, o Estado providenciará a escritura do terreno para, em seguida, dar início ao projeto de construção da quadra poliesportiva.
É a realização de um sonho antigo, um projeto que vai dar melhores condições de trabalho aos profissionais, mais conforto e melhores possibilidades futuras aos nossos alunos. E isso vai se refletir positivamente em todos os setores sociais onde a escola Pedro Calmon se insere”, afirmou esta semana o professor Éverton de Castro Vitorino.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]