28 de julho, de 2011 | 00:00

Tijolos ecológicos são tema de artigo científico

Divulgação


tiojolo ecológico

FABRICIANO - Com o propósito de desenvolver ações capazes de contribuir para a sustentabilidade do planeta, alunos de Engenharia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) elaboraram um artigo divulgado, recentemente, para a comunidade científica. A pesquisa intitulada "Análise Preliminar da Resistência à Compressão de Tijolos Ecológicos Fabricados no Município de Ipaba", foi publicada pelo periódico eletrônico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) e faz parte da edição nº 1, volume 1 de 2011.
O estudo foi produzido pelos alunos Thiago Augusto Corrêa Souza, do curso de Engenharia de Materiais, Grécia Aparecida Nunes e Juzelma Marinques Soares, do curso de Engenharia de Produção. O projeto discute as principais medidas que devem ser aplicadas por empresas que fabricam o tijolo de terra crua, conhecido também como tijolo ecológico. O trabalho pode ser acessado gratuitamente no site www.incubadora.ufsc.br/index.php/IJIE.
Segundo a professora orientadora da pesquisa, Marluce Teixeira Andrade Queiroz, a investigação surgiu levando em consideração a necessidade da construção de moradias que sejam capazes de atender aos requisitos de segurança, proteção ambiental e baixo custo. “Desenvolvemos o estudo para verificar as características físico-químicas dos tijolos de terra crua produzidos por uma empresa de pequeno porte, sediada em nossa região, e apresentamos ao final os resultados da pesquisa, buscando melhorias no produto”, relata.
Para o coordenador dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia de Produção, Gerson Corrêa Filho, “a importância desta pesquisa se revela especialmente pela oportunidade de levar os estudantes para experiências além do espaço acadêmico e, ainda, trazer resultados concretos que possam ser aplicados de imediato em benefício de toda a sociedade”, comenta. A empresa estudada pelos alunos utiliza mão de obra carcerária, contribuindo para a reinserção social e reabilitação profissional.

Resultados
De acordo com o estudante Thiago Souza, a partir de uma solicitação do fabricante, foi realizado um plano de pesquisa, que englobava desde as análises necessárias para verificar as propriedades do produto até as sugestões aos problemas encontrados. “Buscamos, neste estudo, soluções para melhoria da qualidade do tijolo, além de dar considerável destaque aos aspectos sociais e ambientais da região”, ressalta.
A equipe de pesquisadores coletou amostras do material na empresa, em Ipaba, e realizou os experimentos no Laboratório de Ensaios Mecânicos do Unileste. Nos testes, utilizou-se como parâmetro a resistência à compressão, cujos ensaios são sistematizados de acordo com a Norma Brasileira 8492/1984. Os valores obtidos foram comparados com aqueles estabelecidos pela NBR 8491/1984.
A partir da comparação, o grupo constatou que as não conformidades denotavam que havia necessidade de aperfeiçoar o processo de fabricação, visando à comercialização dos tijolos ecológicos. “Diante dos resultados obtidos, foi possível indicar para a empresa as principais medidas corretivas relativas à confecção desses tijolos, com o objetivo de garantir a qualidade do produto final, a manutenção do processo produtivo e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, na perspectiva de uma produção mais limpa”, completa Thiago.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Thiago Castro Duarte

28 de junho, 2017 | 15:29

“Boa tarde,

pretendo utilizar o tijolo em construção civil, gostaria de saber qual empresa na região de Ipatinga faz os testes para enquadrar o tijolo na NBR.

obrigado”

Envie seu Comentário