04 de setembro, de 2011 | 00:00
Pacientes com câncer recebem apoio médico e psicológico
Entidade já atende atualmente cerca de 4.400 pessoas com o diagnóstico da doença
IPATINGA Os pacientes em tratamento de câncer enfrentam períodos de turbulência, quando a família e o auxílio de profissionais são fundamentais. Visando a qualidade de vida nessa etapa, a Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (Aapec) realiza um trabalho de suporte também aos familiares do paciente. A associação está presente nas cidades de Governador Valadares, Viçosa e Ipatinga. Atende, atualmente, cerca de 4.400 pessoas com o diagnóstico da doença.
De acordo com a enfermeira Daniela Melo Fernandes, o empenho da instituição é para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes oncológicos, por meio do repasse de medicamentos não encontrados na rede pública, cestas de alimentos e suplementos especiais, fornecimento de fraldas geriátricas, entre outros expedientes. Daniela explica, ainda, que todo o trabalho é sustentado por meio de doações. A Aapec realiza um trabalho em conjunto com outras pessoas sensíveis à causa. Os medicamentos que distribuímos, por exemplo, são comprados com esse dinheiro”, disse.
Os cuidadores, parentes que acompanham os pacientes ao longo do tratamento, devem ter uma orientação especial. Nem todos sabem o que é o câncer e como lidar com ele. Desenvolvemos um trabalho com psicólogos, que conversam e orientam em relação às dificuldades vividas nesse período. A pessoa que acompanha deve estar com a saúde em dia, haja vista a dificuldade em tratar duas pessoas em vez de uma”, explica Daniela. A exemplo disso, a cuidadora Noêmia Lopes, moradora do bairro Santa Terezinha II, em Coronel Fabriciano, sentiu o reflexo do acompanhamento que realiza. Emagreci cinco quilos devido ao desgaste e à correria diária que enfrento com o tratamento da minha mãe. É uma rotina que exige muito de toda a família”, pontua.
Noêmia exalta o trabalho da Aapec e diz que a ajuda recebida por sua mãe alivia também o lado financeiro da família. Há dois meses que não preciso comprar fralda geriátrica, por exemplo. Além disso, a equipe tem um cuidado especial conosco, auxiliando no que precisamos”. Já o paciente Edmundo Machado ressalta a importância dos profissionais da associação. O apoio que recebo da enfermeira e da psicóloga é fundamental. Elas têm um carinho e atenção que tornam um pouco mais fácil o tratamento, iniciado em julho deste ano”.
Distribuídos gratuitamente, os medicamentos mais procurados na Aapec são os anti-inflamatórios, e aqueles para o alívio da dor, como a morfina, que chega a custar R$ 70 a caixa, e a codeína, além de materiais para curativos.
Pacientes de Belo Oriente, Naque, Periquito, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Timóteo e Caratinga, além de moradores de Ipatinga, são atendidos pela equipe da Aapec diariamente, desde o ano de 2003. Segundo Daniela, os pacientes de outros municípios recebem uma ajuda da prefeitura local para se locomoverem por meio de ambulâncias, haja vista que a Aapec não possui um veículo próprio.
Cadastro
Para ser atendido pela Aapec o paciente com diagnóstico de câncer deve apresentar os seguintes documentos na associação: originais e cópias da identidade, CPF, comprovante de renda, comprovante de endereço, relatório médico ou biópsia, cartão do COR (caso possua) e receita médica.
Doações
Os interessados em contribuir com doações podem procurar a Aapec, situada na rua Caetés, 475 Iguaçu. Depósitos podem ser realizados por meio da conta 12.038-3, agência 3003-1, Banco do Brasil. Mais informações pelo telefone (31) 3827 0001. O horário de funcionamento da associação é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















