02 de outubro, de 2011 | 00:00

Iguaçu possui maior densidade domiciliar

Estudo traça panorama detalhado da ocupação populacional em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel


horto
IPATINGA - O bairro Iguaçu foi apontado pelo “Relatório de Levantamento de Dados e Diagnóstico” de Ipatinga como a área mais populosa do município. A informação é resultado de um estudo feito pela Fundação Gorceix com o intuito de fundamentar a elaboração das Leis Complementares que irão compor o Plano Diretor da cidade. A previsão é que neste mês as conclusões sejam encaminhadas para serem votação na Câmara de Vereadores.
De acordo com o item III do documento, a ocupação espacial do município é constituída de forma heterogênea, dado sua constituição por áreas muito populosas e densas, que se contrapõem com áreas pouco adensadas e com baixa densidade de moradores. Em 2010, os bairros Ferroviários e Castelo tiveram menor população registrada, com 427 e 491 moradores, respectivamente. No mesmo período, os bairros mais populosos apontados foram Canaã e Bethânia, apresentando, simultaneamente, 28.212 e 27.678 moradores.
 
Quanto ao quesito “densidade populacional”, o Iguaçu se destacou com a maior concentração de 74.190 habitantes por quilômetro quadrado. Seguido pelo bairro Canaã, com 8.903 habitantes por quilômetro quadrado, o que equivale a 12% da densidade do bairro Iguaçu.
Moradias
A conclusão apontada pelo relatório, quando considerada a densidade domiciliar de Ipatinga, constata que o Iguaçu se destaca com um valor de 26.696 domicílios por quilômetro quadrado, seguido novamente pelo bairro Canaã, com 3.058 domicílios por quilômetro quadrado.

Os dados do Censo 2010 revelam que Ipatinga possui uma taxa de vacância de aproximadamente 8%, sendo os bairros Horto, Vila Ipanema e Centro, classificados com 12% de seus domicílios vagos. Os bairros Centro e Chácaras Madalena aparecem com maior percentual de domicílios fechados, com 13% e 12%, respectivamente.
Em números absolutos, o maior número de domicílios desocupados aparece nos bairros Veneza e Canaã, enquanto o maior número de domicílios fechados está nos bairros Cidade Nobre e Canaã. Granjas Vagalume aparece na listagem como o bairro com maior taxa de ocupação, no qual 95% dos domicílios foram classificados como ocupados.

“Analisando os domicílios classificados pelo IBGE como Aglomerados Subnormais 15, verifica-se que em 2010 Ipatinga possuía 6.129 domicílios extremamente precários, o que equivale a quase 8% do total de domicílios do município. Deste total, 5.425 domicílios (89%) estão habitados, necessitando ser alvo prioritário nas políticas de habitação. O aglomerado Nova Esperança apresenta 19% desses domicílios, seguido pelo aglomerado Vale do Sol/Vila Celeste, com 14% de habitações subnormais.
Sexo
Segundo o estudo do IBGE, a população de Ipatinga e dos demais municípios analisados (Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipaba, Mesquita, Santana do Paraíso e Timóteo) é constituído de forma bastante equilibrada quando analisada a ocupação por sexo. Entre 2000 e 2010, Ipaba apresentou maior percentual de homens, enquanto Coronel Fabriciano e Timóteo apresentam maior percentual de mulheres.
Ipatinga conta com 104.089 homens e 108.407 mulheres em 2000 e 116.006 homens e 123.171 mulheres em 2010. “Vale destacar que em todos os municípios no período 2000/2010 houve uma ligeira redução no percentual de homens (em torno de 0,5%) com consequente aumento do percentual de mulheres”, informa a análise feita para atender ao Plano Diretor.
Faixa etária
A População em Idade Ativa (PIA) é uma classificação etária que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade econômica, sendo composta por toda população com idade entre 15 e 64 anos completos. A evolução dos valores da PIA entre 2000 e 2010 aponta que todos municípios analisados tiveram um aumento relativo da população em idade ativa e também da população idosa, com idade acima de 65 anos.
Em contrapartida, no mesmo período, a população de jovens com idade entre 0 e 14 anos está em constante decréscimo, devido à queda generalizada da fecundidade. Por causa da grande atividade industrial do município, Ipatinga possuía em 2000 a maior PIA (68,6%) e manteve em 2010 a liderança (72%), aumentando em 3,4% a participação desse segmento populacional. Em 2010, Mesquita apresentou o maior percentual de Idosos (11,3%), enquanto Timóteo e Ipatinga apresentaram baixo percentual de Jovens (menos de 22%), que sinaliza um maior ritmo de envelhecimento relativo da população nesses municípios.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário