10 de outubro, de 2011 | 15:53
Ainda há passagens de trem para o feriado
Bilhetes estão escassos para alguns dias e trechos
DA REDAÇÃO - Quem pretende viajar de trem neste feriado deve ficar atento, pois há poucas passagens para o período em alguns trechos e dias específicos. Entre amanhã (11) e domingo (16), por exemplo, a disponibilidade de bilhetes já é baixa para quem pretende embarcar no Espírito Santo com destino a Governador Valadares e Ipatinga na classe executiva. Para Belo Horizonte, no entanto, não há mais passagens disponíveis para o domingo (16).
Já na classe econômica ainda é possível encontrar bilhetes de amanhã (11) a sexta-feira (14) para todo o percurso entre o ES e MG. Nos dias 15 e 16 a disponibilidade é baixa para todas as cidades mineiras com exceção de Belo Horizonte, para onde não há mais passagens para o domingo (16).
Cabe ressaltar que as informações sobre a disponibilidade de passagens para o feriado de 12 de outubro referem-se a levantamento feito pela Vale até as 17h do dia 7 de outubro (sexta-feira) nas estações Pedro Nolasco (Cariacica/ES) e Belo Horizonte e que a quantidade de bilhetes disponíveis para esse período específico pode variar de acordo com a demanda.
Ipatinga
Na estação ferroviária de Intendente Câmara (Ipatinga), a oferta já é baixa entre 11 e 16/10 para quem pretende seguir rumo ao Espírito Santo na classe executiva. Nos carros econômicos, a disponibilidade está baixa apenas no dia 12 (quarta-feira). Nos dias 11, 13, 14, 15 e 16/10, a quantidade de passagens é considerada normal.
O passageiro que quiser embarcar em Ipatinga com destino a Belo Horizonte pelos carros executivos também deve ficar atento. Nos dias 12, 14 e 15, há poucas passagens e, no domingo (16), os bilhetes já esgotaram. Nos dias 11 e 13, entretanto, a disponibilidade é considerada normal.
Governador Valadares
Na estação ferroviária de Governador Valadares, a disponibilidade é considerada normal para quem quiser viajar em direção ao litoral capixaba nos carros econômicos nos dias 11, 13, 14 e 15. Nos dias 12 e 16, a quantidade de bilhetes é baixa. Se, no entanto, a intenção for embarcar na classe executiva, é preciso atenção, pois a disponibilidade é baixa para todo o período.
A procura pelas cidades mineiras também é grande no período, o que fica evidenciado pela baixa disponibilidade de passagens entre os dias 11 e 16 na classe executiva. Cabe ressaltar que não há mais bilhetes disponíveis para Belo Horizonte no dia 16 (domingo). Na classe econômica, a disponibilidade é considerada normal na maior parte do período, com exceção do dia 16 (domingo) especificamente para Belo Horizonte, quando as passagens também já esgotaram.
Venda de passagens por cartão
Para oferecer mais comodidade aos usuários dos trens de passageiros da EFVM, a Vale implantou a venda de passagens por cartões de débito e crédito das principais bandeiras. O sistema já está em funcionamento nas principais estações ao longo da EFVM.
Dicas para evitar contratempos
O interessado em obter mais informações sobre os trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) pode entrar em contato com o canal de atendimento gratuito Alô Ferrovias (0800 285 7000) ou acessar o site do Trem de Passageiros no endereço www.vale.com/tremdepassageiros. Pela internet, os passageiros encontram dicas de viagem e de embarque, além de informações sobre seus direitos e deveres. Podem, ainda, programar uma viagem e localizar os 22 pontos de venda disponíveis para a compra de bilhetes.
Além disso, a Vale também disponibiliza à comunidade o telefone 0300 3136 580, número pelo qual os usuários dos trens de passageiros da EFVM podem obter informações sobre partidas e chegadas dos trens pelo custo de uma ligação local.
Cabe destacar que o embarque de menores de idade nos trens de passageiros da EFVM só é permitido mediante a apresentação da certidão de nascimento ou da carteira de identidade, conforme previsto em lei. Pais ou responsáveis também têm de apresentar o documento de identidade no momento do embarque como forma de comprovar o parentesco com a criança.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]