23 de outubro, de 2011 | 00:00
Curso ensina técnicas para processar alimentos
Abóbora, coco, banana, goiaba, abacaxi e maracujá foram transformados em doces cristalizados
IPATINGA Ministrado pela Emater, com apoio da administração municipal, o curso de Processamento de Alimentos, com ênfase na produção de doces, atendeu dezenas de mulheres, moradoras das comunidades rurais de Ipatinga. O curso contou com a participação de 20 mulheres das comunidades do Ipanemão, Córrego dos Lúcios, Ipaneminha e Pedra Branca, localizado na Regional 9.
O objetivo do treinamento foi orientar e capacitar o pequeno produtor para melhorar a sua renda e proporcionar conhecimento teórico e prático, dando destaque ao aproveitamento de frutas e legumes que podem se transformar em doces de primeira linha, além da agregação de renda, o fortalecimento da economia local e a inclusão social. Abóbora, coco, banana, goiaba, abacaxi e maracujá foram transformados em doces cristalizados que, além de ser uma sobremesa saudável, é uma ótima opção para presentear e compor cestas de café da manhã e o cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino.
Para a realização do curso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico garantiu apoio logístico e transporte dos alunos. Já o Emater forneceu todos os utensílios necessários e os instrutores.
No encerramento das atividades, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Henrique Alves destacou que o curso serviu para despertar o interesse para novas áreas do conhecimento culinário, além de alimentar o desejo de estarem sempre atualizadas para novas técnicas de produção de alimentos e oportunidades de negócios”.
Para a dona de casa Lucília Rocha, de Pedra Branca, a experiência foi muito proveitosa. "Com o curso muda muita coisa porque agora sei outras maneiras de usar as frutas, além dos doces que a gente já conhecia e vou ter novos produtos para vender na feira”, lembrou. Dentre as novidades, Lucília contou que o doce que mais lhe chamou a atenção foi a cocada com maracujá. Foi algo diferente, muito gostoso e atraente”, comentou.
O curso também foi interessante para Elizete Alves dos Santos, também de Pedra Branca, e Maria das Dores, do Ipanemão. Elas participaram pela primeira vez do curso de doces e também gostaram de aprender as variações das cocadas. A partir de agora, esperam aumentar a renda de suas famílias produzindo com qualidade.
As participantes fizeram também questão de lembrar que toda a produção da fábrica, composta além dos doces, pães, biscoitos, tortas e salgados podem ser compradas por encomenda através do grupo Mães para o Talento”, pelos telefones (31) 3801-1049, 3801-1020 ou 3801-1021.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















