17 de novembro, de 2011 | 00:05
Fim de ano promissor para o comércio
Lojistas esperam superar percentual de vendas obtido no mesmo período do ano passado
IPATINGA O comércio varejista de Ipatinga está com boas expectativas para as vendas do Natal deste ano. Segundo a gerente de uma das lojas visitadas pela reportagem do DIÁRIO DO AÇO, a previsão de aumento em comparação ao mesmo período de 2010 gira em torno de 40%. Neste mês, nós já crescemos em 20%. Até o fim deste ano, queremos dobrar este percentual. O reflexo direto disso será na contratação de mais vendedores temporários e uma maior rotatividade de dinheiro na praça”, detalha a gerente de uma loja, Zelita Neves de Assunção.
Questionada sobre o número de contratações feitas até o momento para atender ao aumento da demanda nas vendas, a gerente foi cautelosa. Trabalhamos com um efetivo de cinco vendedores. No mínimo, iremos contratar mais dois. Caso a demanda aumente, conforme o esperado, daí sim iremos providenciar novas contratações”, informa.
A contratação de fim de ano é uma boa opção para jovens que estão à procura de uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Ainda de acordo com a gerente Zelita Neves, o profissional recém-contratado para um período determinado deve demonstrar interesse e disposição caso queira continuar empregado depois do Natal.
Nada impede que um vendedor admitido para ocupar uma vaga temporária continue nos nossos quadros. Para que isso seja conquistado basta que o candidato demonstre interesse e disposição para trabalhar. É claro que o desempenho nas vendas é fator determinante”, emenda a gerente. No mesmo sentido, a proprietária de outro estabelecimento afirma que o segredo para que os vendedores temporários continuem com seus empregos está na vontade de trabalhar.
A determinação conta muito hoje no mercado de trabalho. Uma pessoa que seja disposta e saiba se relacionar em grupo já sai na frente de muita gente. Tem sido comum contratarmos funcionários para atuarem somente nos últimos meses e depois descobrirmos que se trata de um ótimo profissional. Acontece até mesmo de esta contratação provisória sobrepor a de um funcionário antigo e ficar com a vaga definitivamente”, explica Chíntia Chaves.
Recentemente, a Federação de Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG) realizou uma pesquisa com os empresários do setor em Belo Horizonte. Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviço de Ipatinga (Aciapi), Gustavo de Souza, o mesmo otimismo apontado no comércio da capital se reflete no município.
Recompensa
As expectativas para o Natal 2011 são animadoras do ponto de vista dos empresários do comércio varejista. Na amostra de Belo Horizonte, 88,5% dos entrevistados apostaram que as vendas de 2011 serão melhores que as de 2010. E essa é a mesma expectativa que o comércio de Ipatinga tem”, adianta Gustavo.
Dentre as estratégias específicas para garantir bons negócios, Gustavo de Souza aponta investimentos na decoração das vitrines das lojas, contratação de funcionários temporários, aquisição de mercadorias para diversificar e o reforço do estoque.
Outras ações também foram lembradas como treinamento e capacitação dos funcionários, produtos mais baratos, importação de mercadorias e produtos com maior valor, combinados com o prazo.
As vendas de fim de ano são o momento mais esperado do comércio varejista. Aquele empresário que seguir essa linha de investimento e garantir bons produtos aos seus clientes certamente será recompensado no final”, finaliza o presidente da Aciapi.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















