
28 de dezembro, de 2011 | 00:00
Ano letivo termina em fevereiro
Reposição na rede estadual de ensino atingirá os meses de janeiro e fevereiro
DA REDAÇÃO A reposição das aulas na rede estadual de ensino está prevista para terminar em fevereiro de 2012. Além de adiar o início do próximo ano escolar, o calendário organizado para substituir as aulas perdidas com a paralisação dos professores, deve dar aos alunos e funcionários apenas uma semana de férias.
A greve deflagrada no dia 8 de junho durou mais de 100 dias, atingindo várias escolas em todo o Estado. A reposição aos sábados foi determinada pela Secretaria de Estado de Educação, logo após o término da greve, no mês de setembro, até o fim deste ano. Mas ainda será preciso utilizar parte dos meses de janeiro e fevereiro de 2012.
Em visita ao Vale do Aço na semana passada, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, lembrou que, embora seja um direito trabalhista, a greve foi exagerada e intransigente”. Eu acho sinceramente, como professora, que houve intransigência, causando prejuízos aos estudantes e suas famílias”, opinou.
Para a secretária, não há como impedir a extensão da reposição até o período de férias. Nós estamos fazendo a reposição da melhor maneira possível, com problemas pontuais aqui e ali, mas é uma reposição digna e correta, pois acreditamos que os professores vão cumprir de forma responsável”, declarou.
O calendário de reposição varia conforme as adesões de cada escola à greve. Em muitas instituições, nem todos os profissionais suspenderam os trabalhos. Na Escola Estadual Alberto Giovanini, em Coronel Fabriciano, por exemplo, as aulas estão em recesso apenas nesta semana. A partir da próxima segunda-feira (2), os estudantes voltam às salas para cumprir o restante do calendário de 2011, até à segunda quinzena de fevereiro.
De acordo com a secretária Ana Gazzola, haverá uma semana de intervalo entre o fim do ano letivo de 2011 e o início do ano letivo de 2012, para o descanso de funcionários e alunos. Infelizmente, não há como fazer de outra maneira, porque é preciso completar os 200 dias letivos ou às 800 horas aulas para completar o calendário escolar”, justificou.
Secretaria define calendário escolar para o próximo ano
DA REDAÇÃO - O calendário de atividades para o próximo ano na rede estadual de ensino foi divulgado pela Secretaria de Estado de Educação. O início do período de aulas com os alunos será no dia 6 de fevereiro. O término está marcado para dia 18 de dezembro. Já o ano escolar, momento em que professores e funcionários preparam as atividades pedagógicas e administrativas, começa um pouco antes, no dia 1º de fevereiro, e termina no dia 21 de dezembro.
Conforme a Resolução SEE nº 2001, de 7 de dezembro de 2011, os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro e 19, 20 e 21 de dezembro de 2012 serão utilizados para planejamento e recuperação dos alunos, respectivamente. Esse período é reservado para o planejamento das atividades. Por exemplo, a escola que tem anos iniciais pode usar os dias de fevereiro para o planejamento do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), haja vista que os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) já foram divulgados. Já os dias do mês de dezembro podem ser utilizados pelas escolas para a aplicação de atividades, ou avaliações para aqueles alunos que ficaram em progressão parcial”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
O cronograma de atividades para as escolas ainda prevê 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º anos do ensino fundamental) e 833 horas e 20 minutos para os estudantes dos anos finais (6º ao 9º anos do ensino fundamental) e ensino médio.
O calendário escolar deve ser anualmente elaborado pelas escolas, discutido e aprovado pelo colegiado e amplamente divulgado. A supervisão para o cumprimento do cronograma é feita pelas superintendências regionais de ensino.
Alterações
As escolas que precisarem alterar o cronograma de atividades proposto por necessidade de compatibilização da programação ou eventos municipais, por exemplo, poderão fazê-lo, desde que assegurem os 200 dias letivos e a carga horária estabelecida para os níveis de ensino atendidos.
Conforme a resolução, só as escolas que conseguirem encerrar o ano letivo de 2011 até o dia 27 de janeiro de 2012 poderão iniciar o calendário no dia 6 de fevereiro de 2012. As escolas que utilizarem dias letivos do próximo ano deverão, obrigatoriamente, dar ao menos uma semana de recesso entre o último dia do ano letivo de 2011 e o início do ano letivo de 2012.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]