17 de janeiro, de 2012 | 00:00
UFOP abre 200 vagas em Ipatinga
Cursos serão oferecidos pela modalidade Educação à Distância
IPATINGA A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abriu processo seletivo para os cursos de graduação em Administração, Geografia, Matemática e Pedagogia. A oportunidade é disponibilizada em Ipatinga por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) via modalidade Educação à Distância.As inscrições poderão ser feitas pelo site www.vestibular.ufop.br até o dia 30 de janeiro. Ao todo, cada disciplina irá contar com 50 vagas, sendo que Geografia, Matemática e Pedagogia serão direcionadas tanto para atender alunos comuns (Demanda Social) quanto aos profissionais de educação vinculados ao Programa de Ações Articuladas (PAR). Já o curso de Administração será inteiramente destinado aos estudantes comuns.
A ocupação das vagas para os cursos de graduação à distância ofertados pela UFOP, com exceção do curso de Administração, obedecerá a seguinte ordem de prioridade: Candidatos da Demanda PAR; Candidatos da Demanda Social (alunos comuns). O curso que obtiver menos de trinta candidatos inscritos deixa de ser oferecido.
O candidato que se inscrever para o curso que registrar menos de trinta candidatos inscritos, poderá optar por outro curso no mesmo polo ou pelo mesmo curso em outro ponto localizado até 100 km distante da instituição de origem. O prazo para essa nova opção pode ser feita em até sete dias após a data limite para as inscrições. A taxa é de R$ 10.
Sobre as vagas da demanda social destinadas ao Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFOP, a universidade assegura 30% do total das vagas de cada curso para a ocupação por candidatos classificados egressos de escolas públicas. Para fins de beneficiário da Política de Ação Afirmativa, são considerados egressos de escolas públicas os candidatos que cursaram integralmente e concluíram todas as séries e disciplinas do ensino médio regular ou equivalente (técnico, magistério ou Educação de Jovens e Adultos) em escolas públicas brasileiras das esferas federal, estadual ou municipal. Não são considerados beneficiários da política afirmativa candidatos que tenham concluído o ensino médio por meio de exames de suplência, supletivos, telecursos, certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou similares.
Seleção
A seleção dos candidatos ocorrerá segundo os seguintes critérios: aos candidatos da Demanda PAR, caso haja mais candidatos do que vagas em um curso de determinado polo, o preenchimento destas vagas se dará exclusivamente por sorteio público, a ser realizado no dia 8 de fevereiro, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, em Ouro Preto, Minas Gerais. Já os candidatos da Demanda Social, o critério de seleção será o ENEM 2010 ou ENEM 2011. Serão classificados por curso, em ordem decrescente da nota obtida na Prova do ENEM utilizado, considerada a Política de Ação Afirmativa para candidatos egressos de escolas públicas.
Preconceito
Em entrevista ao DIÁRIO DO AÇO, a coordenadora do polo UAB/Ipatinga, Marizele Fernandes, declarou que o preconceito que existe em torno de graduações oferecidas por Ensino à Distância tem diminuído cada vez mais. Depois que se forma, não aparece que a pessoa formou na modalidade de ensino à distância. E outra coisa, justamente por não serem presenciais, esses cursos exigem muito dos alunos. Uma universidade federal não iria se dispor a oferecer um curso sem que todas as exigências de qualidade sejam asseguradas. A prova disso está nos bons resultados que nós temos com nossos ex-alunos que se formaram no polo de Ipatinga”, defendeu a coordenadora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]