25 de janeiro, de 2012 | 00:00
Coronel Fabriciano passa a contar com feira orgânica
FABRICIANO O município passou a contar com uma feira livre que oferece produtos orgânicos. A iniciativa, promovida todos os domingos pela manhã no Centro Social Urbano do bairro Floresta, tem o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).Os legumes, frutas e hortaliças sem agrotóxicos são produzidos e comercializados por agricultores da Serra dos Cocais. A Feira Orgânica Popular é realizada junto à feira de alimentos e artesanato que já é realizada no Floresta desde o final do ano passado.
Ao todo, são 25 barracas com produtos diferenciados. Para melhor organização, a feira foi dividida em três temas: Produtos Orgânicos, Alimentação e Arte & Artesanato. Isso facilita muito para o visitante”, destaca o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Bruno Torres. Além da qualidade dos produtos orgânicos e do artesanato, a culinária típica de Fabriciano é um dos pontos altos da feira. Há barracas com vários tipos de petiscos. Do pastel de feira ao macarrão na chapa, além do tropeiro com arroz e suã, e outros pratos”, comenta o secretário.
Bruno Torres reforça o convite para que os moradores do Vale do Aço prestigiem a feira de produtos orgânicos. Será um grande prazer para Coronel Fabriciano receber os visitantes e oferecer a eles produtos de boa qualidade, comidas típicas da nossa região, música, tudo em um lugar organizado e bem localizado”, cita.
A Feira Orgânica Popular foi formalizada graças a um convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Enviamos um projeto bem elaborado e conseguimos garantir a implantação da nossa feira. São R$ 140 mil, com uma contrapartida do município. O resultado das vendas deste domingo deixou os produtores empolgados. Praticamente tudo o que trouxeram foi vendido”, conta o gerente de Desenvolvimento Econômico, Bruno Minafra.
Todas as barracas têm tamanho e visual padronizados. Os agricultores também ganharam balanças para auxiliar na venda dos produtos, luvas higiênicas e vestimentas como camisa, avental e boné. Com a criação da Feira Orgânica Popular, 50 produtores foram preparados para manipular e comercializar as hortaliças e frutas. Eles participaram de cursos de manipulação de alimentos, associativismo, comercialização e marketing.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















