PREF IPATINGA 62 ANOS 728X90

14 de março, de 2012 | 00:00

Fundação Aperam Acesita participa de fórum sobre combate à pobreza

Representantes participam do IV Fórum da RedEAmérica

Edmar Silva


ASCATI

TIMÓTEO – Representantes da Fundação Aperam Acesita participaram, no fim de fevereiro, do IV Fórum da RedEAmérica, em Campinas (SP), para discutir os desafios sobre o papel do investimento social privado na superação da pobreza e das desigualdades. A Fundação é parceira da RedEAmérica, uma articulação hemisférica que reúne 70 fundações, institutos e empresas, em 11 países.
Com diversos programas na área de desenvolvimento comunitário, a Fundação Aperam Acesita se destaca com suas ações no Vale do Aço e Alto Jequitinhonha. Como forma de alcançar resultados positivos, as parcerias com instituições nacionais e internacionais são fundamentais para potencializar os resultados dos projetos.
Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Anfilófio Salles, participar de eventos como esse, ocorrido em Campinas, é fundamental para trocar experiências e melhorar as ações. “Nossa fundação trabalha, há muitos anos, com o desenvolvimento de base. Nós levamos tecnologia e conhecimento às associações e grupos que podem, com suas ações, gerar riqueza e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, disse. Para Salles, a oportunidade de trocar ideias com instituições que fazem o mesmo por todo o Brasil é muito valiosa e deve sempre ser aproveitada.
Atualmente, a Fundação possui sete projetos em parceria com a RedEAmerica, sendo que os três mais recentes tiveram recursos captados por meio do programa PorAmerica.
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati) elaborou o projeto “Reciclando conceitos”, cujo objetivo principal é criar mecanismos para o fortalecimento da associação e incrementar a renda dos associados. Outro projeto é o “Caminhos para crescer”, da Cooperativa Ágape Massas e Sabores (Coopermassas) que pretende consolidar e, se possível, ampliar a atuação da instituição no mercado local.
Quem também deseja conquistar mais espaço é a Associação dos Agricultores Familiares do Córrego do Celeste e Região do Vale do Aço. O projeto “Empreendendo sonhos”, desenvolvido em parceria com a Associação dos Moradores de Santo Antônio da Mata, tem como meta aperfeiçoar a gestão administrativa das instituições.
O diretor de administração da Fundação, Venilson Araújo Vitorino, destaca que “a maioria das organizações sociais que já se beneficiaram dessa parceria tornaram-se independentes investindo na sustentabilidade do seu negócio. O desafio é tornar-se sustentável, de maneira que a própria organização possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade em que está inserida”, conclui o diretor.
Visita
Aproveitando a oportunidade da participação no Fórum, a equipe da Fundação Aperam Acesita visitou o projeto “Muro Consciente”, realizado na cidade de Mairiporã (SP). Implementado pela Holcim, o projeto tem como principal foco a educação ambiental, por meio da coleta seletiva e da destinação correta de resíduos. “Esse projeto é uma tecnologia social idealizada pelo Instituto Papel Solidário, foi apresentado à nossa equipe há algum tempo e tivemos a oportunidade de vê-lo funcionando muito bem nas escolas de Mairiporã”, destaca a coordenadora de projetos da Fundação, Salete Silva.
Segundo ela, o objetivo é conhecer esse tipo de tecnologia para trazê-la ao Vale do Aço e também ao Alto Jequitinhonha. Algo que irá acontecer em Timóteo, já que o plano de ação do projeto “Reciclando Conceitos” da Ascati, contempla a implementação do “Muro Consciente” no município. Porém, para que isso aconteça, é necessária toda uma rede fortalecida envolvendo as empresas, o comércio, o poder público e a sociedade civil para que uma boa estrutura de coleta seletiva do lixo seja disponibilizada pelos municípios.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário