
28 de março, de 2012 | 00:00
Projeto beneficiará atletas da Apae
Recurso foi recebido com entusiasmo pela associação e alunos em Ipatinga
IPATINGA A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do município, terá mais um incentivo para a prática esportiva.
A entidade teve aprovado um projeto no Programa Minas Olímpica Oficina de Esportes, e receberá uma verba de R$ 24 mil da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), para trabalhar com esporte pelo período de um ano. Tal valor beneficiará 15 atletas da Ginástica Artística e Ginástica Rítmica Desportiva (GRD).
A lista divulgada pela Seej, no Diário Oficial do Estado, contém os municípios e entidades selecionados para executar o programa. De acordo com a professora de Educação Física da Apae, Simone Martinho, outras 100 crianças estão na fila para participar das atividades, mas somente 15 devem ser atendidas pelo projeto. Ela explica que a notícia veio em boa hora, haja vista que o projeto atual expira no dia 31 de março.
A notícia foi muito boa e é uma conquista, recebida com muita satisfação. Poderemos investir em uniformes, contratação de profissionais e transporte, o que possibilitará melhor desempenho dos atletas”, declarou Simone.
No último Campeonato Brasileiro para Pessoas com Deficiência, três atletas da Apae de Ipatinga se destacaram e conquistaram medalhas. Raniely de Jesus Delfino, Ludmila Rodrigues de Jesus e Vinicius Barbosa subiram ao pódio e ficaram entre os melhores do país. Acredito que eles poderão melhorar o desempenho, haja vista que terão ainda mais condição de praticar as atividades”, observa Simone.
Raniely Delfino tem 12 anos e estuda na Apae há um ano. A jovem, que pratica ginástica artística três vezes por semana, confessa que seu estímulo em estudar se deve em parte à prática desportiva. Raniely ficou em 2º lugar no salto sobre plinto (cavalo), na categoria juvenil, pelo Campeonato Brasileiro de Pessoas com Deficiência (PCD), em 2011. Ludmila de Jesus também trouxe a medalha de prata para casa, na prova da fita, dentro da ginástica rítmica desportiva, categoria acima de 15 anos.
Vinícius Barbosa ,por sua vez, subiu ao lugar mais alto do pódio e em duas oportunidades no Brasileiro: no solo e salto sobre plinto. O atleta afirma que, apesar dos resultados positivos, sua meta é treinar ainda mais, para evoluir tecnicamente. A Apae é a única entidade da região inclusa no projeto do Governo do Estado, que visa incentivar entidades que favorecem a prática do esporte. O próximo desafio da equipe de atletas da Apae deverá ocorrer no mês de maio, quando disputam novamente o campeonato nacional.
Simone Martinho informa que qualquer pessoa pode contribuir com o esporte da Apae. Interessados podem se dirigir à sede da associação, situada na avenida 26 de outubro, 1.595, bairro Bela Vista. Informações pelo telefone (31) 3823 2534 ou pelo e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]