PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

07 de abril, de 2012 | 09:25

Morre José Nilo de Castro

Vitimado por um câncer, renomado advogado, escritor e especialista, natural de Marliéria, morre aos 72 anos

Wôlmer Ezequiel


José Nilo de Castro

DA REDAÇÃO  - Morreu nesta sexta-feira (6), vítima de um câncer, o advogado José Nilo de Castro, que fez fama e fortuna ao montar um dos mais famosos escritórios de advogacia especializado em direito municipal. Seu corpo foi cremado na tarde deste sábado, em Belo Horizonte.
José Nilo de Castro tem passagem marcante pelo Vale do Aço e não é só pelo fato de ter nascido entre as montanhas de Marliéria, mas também por ter atuado na defesa de diversas prefeituras e prefeitos.
Era o advogado que defendia, por exemplo, o ex-prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta, em procesos, tanto no Tribunal Regional Eleitoral, quanto no Tribunal Superior Eleitoral e até no Supremo Tribunal Federal.
Nascido em Marliéria, em maio de 1940, José Nilo de Castro estudou no Caraça e no Seminário Maior de Mariana, bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, tornou-se mestre e especialista em Direito Público pela UFMG; Doutor de Universidade (especialização em Direito Administrativo) e Doutor de Estado (especialização em Direito Público), pela Université de Droit, d'Économie et de Sciences Sociales de Paris, França.
Foi professor adjunto de Direito Administrativo da Faculdade de Direito Milton Campos; em Belo Horizonte e era advogado militante, na área de Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Ambiental e Eleitoral.
Fundador e Diretor da JN&C - Advocacia Associada S/C e da JN&C Serviços, com sede em Belo Horizonte e criador e Diretor da Revista Brasileira de Direito Municipal - RBDM; Fundador e Presidente do JNC IDM - Instituto de Direito Municipal.
Em uma rede social no começo da manhã de hoje, o leitor Luis Cláudio, resumiu o que a classe sentia: "A advocacia mineira está de luto com o falecimento do professor Jose Nilo de Castro".
Já o advogado, professor, Auditor do TJD, membro do IBDI, CEO do Instituto Libertà, Bernardo Grossi escreveu em outra rede social: "Soube agora que o José Nilo de Castro faleceu. Uma grande e irreparável perda para aqueles que militam no Direito Municipal", concluiu.
O marlierense é autor de vários livros sobre Direito Municipal e centenas de artigos publicados. Entre os quais, destacam o livro "Direito Municipal Positivo", Editora del Rey, 2006.
Essa obra é considerada uma referência para os estudiosos e advogados que atuam na área do direito no município.
Na lista de suas publicações estão:
• La Contribution du droit brésilien à l’étude du pouvoir régional. Thèse de Doctorat d’ État –
Droit, Public - Université de Droit, d’Économie et de Sciences Sociales de Paris – (Paris II).
Sustentada em 21/01/2005.
• La Contribution du droit brésilien à l’étude du pouvoir régional. Belo Horizonte: Del Rey,
2005.
• Sonhos – Poesia. Belo Horizonte: Fórum, 2003.
• O Poder Regional - Livro em preparação.
• A CPI Municipal. 4. ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
• Julgamento das Contas Municipais. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
• A Defesa dos Prefeitos e Vereadores em face do Decreto-Lei nº 201/67. 5. ed. Belo Horizonte:
Del Rey, 2002.
• Responsabilidade Fiscal nos Municípios. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.
• Morte ou Ressurreição do Município? Rio de Janeiro: Forense, 1985.
• L’autonomie communale em droit brésilien et en droit français. Thèse de Doctorat en Droit.
Paris: Université de Droit, d’Économie et de Sciences Sociales de Paris, 1982.
• Direito Municipal e Direito Metropolitano. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Imprensa
da UFMG, 1979.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário