11 de abril, de 2012 | 00:00

Concessionária orienta sobre uso do cartão passe livre

Wesley Rodrigues


requerimento de gratuidade passe livre

IPATINGA – Pessoas com mais de 65 anos têm direito à gratuidade no transporte coletivo, mediante a apresentação de documento que comprove sua idade. Porém, o espaço preferencial reservado para os idosos nos ônibus – 10% dos assentos - pode não atender a todos os que precisam utilizar o serviço. Publicado no dia 2 de abril, o Decreto n° 7.180 regulamenta que maiores de 65 anos podem requerer o cartão de bilhetagem eletrônica para transpor a roleta e utilizar os assentos na parte traseira do veículo. O uso do recurso, entretanto, tem gerado dúvidas.
O gerente administrativo da Autotrans na Região Metropolitana do Vale Aço, Anivair Dutra, esclarece que o uso do cartão é opcional, mas sem o cartão magnético não é possível ultrapassar a roleta. A concessionária precisa manter o controle estatístico dos que usam o transporte coletivo.
Atualmente, cerca de 400 pessoas já requisitaram o cartão de passe-livre. “A demanda de gratuidade para o transporte público é muito grande no município. Para beneficiar os idosos, o decreto foi criado para possibilitar condições melhores de transporte dessas pessoas”, destaca Anivair.
Para requerer o benefício, o idoso precisa ir até a Autotrans, localizada na rua Caetés, no bairro Iguaçu e apresentar cópias e originais do CPF e RG, além de comprovantes de residência (conta de água, luz ou telefone, correspondência bancária, entre outros). Para controle e eficácia do atendimento são distribuídas 140 senhas por dia, a partir das 8h. Destas, 70 pessoas são atendidas pela manhã e outras 70 a partir das 13h.
Quem não possui comprovante de residência em seu nome precisa apresentar original e cópia do contrato de aluguel ou, declaração do proprietário atestando que reside em seu endereço. A exigência se deve ao benefício ser concedido apenas aos moradores de Ipatinga. 
O uso opcional do cartão vale apenas para idosos acima de 65 anos. Para as pessoas com idade entre 60 e 65 anos é obrigatório portar o cartão magnético. Para solicitá-lo os requisitos são os mesmos.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário