19 de abril, de 2012 | 00:00

Vale do Aço tem 88 escolas na Olimpíada de Matemática

DA REDAÇÃO - O Vale do Aço possui 88 escolas estaduais inscritas na 8ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A primeira fase da competição ocorre no dia 5 de junho. Em todo o Estado, entrarão na disputa 4.464 escolas, de um total de 46.728 participantes em todo o país.
Minas Gerais tem mais de dois milhões de alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio inscritos na competição. O número representa cerca de 10% dos participantes em todo o país, que é da ordem de 19,1 milhões.
 
Na primeira fase da Olimpíada, os alunos realizam prova de múltipla escolha, composta de 20 questões. Já a segunda etapa está prevista para o dia 30 de setembro. Nessa última etapa, as provas são compostas por seis questões discursivas. Entre os assuntos avaliados nas provas estão: Aritmética, Geometria, Álgebra, Combinatória e Probabilidade.
 
Desde o início da competição, em 2005, os alunos mineiros acumulam 4.138 medalhas de ouro, prata e bronze. O Estado ocupa o primeiro lugar na Obmep desde a edição de 2007. Na última delas, ocorrida em 2011, Minas conquistou 816 medalhas, sendo 111 de ouro, 248 de prata e 457 de bronze. Já as menções honrosas totalizaram 7.294.
Premiada
A Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, de Ipatinga, é uma das premiadas no Vale do Aço. Segundo a supervisora pedagógica, Cristina Magalhães Fazollo, a escola desenvolve atividades de incentivo aos alunos. “Realizamos uma feira de matemática anual, em que são abordadas várias áreas. Os professores da disciplina também realizam atividades extras. Além disso, a escola faz um trabalho pró-ativo, procuramos os alunos, explicamos como funciona o processo e a importância da Olimpíada para o próprio desenvolvimento de cada um”, afirma.
Níveis
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário