PREF IPATINGA 62 ANOS 728X90

01 de maio, de 2012 | 00:00

Município programa vacinação contra a Influenza e H1N1

José Barbosa/ACS-PMI


Produção Michele

IPATINGA - A Prefeitura de Ipatinga dá início no próximo sábado, 5, à Campanha de Vacinação contra a Influenza. A imunização será contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e H1N1. Conforme orientações do Ministério da Saúde, serão vacinadas crianças com seis meses a dois anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde que contam com salas de vacinação. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Nas unidades dos bairros Vila Formosa e Bom Jardim II, as vacinas serão distribuídas no sábado, 5.
No ambulatório do Shopping do Vale também haverá distribuição das doses durante todo o período da campanha. A estimativa é que cerca de 33 mil pessoas sejam vacinadas. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacina ou documento de identidade.
De acordo com a gerente de seção da Vigilância Epidemiológica, Micheli Moreira Egydio, dia 5 será dedicado à mobilização de conscientização nacional. A campanha se estende até o dia 25 do mesmo mês, sem prorrogação. Ela alerta para a importância do medicamento. “Essa vacina protege contra a gripe A e gripe comum. As pessoas que devem receber a vacina pertencem aos grupos mais propensos a desenvolver a doença por terem imunidade menor. Atingindo a meta vacinal, que é de 80%, reduzimos a circulação do vírus e contemplamos indiretamente, até mesmo que não vai receber a vacina”, ressalta Micheli.
Prevenção
A Influenza A (gripe comum) e H1N1 é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. É uma doença contagiosa e de fácil transmissão. Ao espirrar, tossir ou falar, uma pessoa gripada dispara o vírus que fica no ar por tempo suficiente para ser transmitido para outra pessoa.
Mesmo com a vacinação, existem alguns cuidados no dia a dia que são fundamentais e que podem ser usados para evitar a transmissão da doença como cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; lavar as mãos com frequência e sempre que tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal. Essas são medidas simples e que podem ajudar na prevenção.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário