09 de maio, de 2012 | 00:00

RFB e PGN agilizam o atendimento na região

Medida reúne serviços que antes demandavam deslocamento à BH

Bruna Lage


maria aparecida andrade
IPATINGA – O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) no Vale do Aço recebeu 160 contribuintes como parte de um projeto de integração criado há cerca de dois meses para receber as demandas sobre serviços da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Receita Federal do Brasil (RFB). Atualmente, todas as 12 unidades da RFB no Estado estão atendendo por esse sistema integrado.
De acordo com a chefe do CAC, Maria Aparecida Alvarenga, desde o dia 12 de março é feito o atendimento de forma integrada. Antes, o serviço da PGFN era feito somente em Belo Horizonte, mudança que facilitou a vida do contribuinte. “Tivemos 160 contribuintes atendidos, com agendamento, embora muitos tenham vindo apenas para colher informação”, explicou Maria Aparecida.
A chefe do CAC pondera que o atendimento é feito na Receita Federal, mas a execução do serviço quem faz é a PGFN. “O serviço é deles, e tudo é bem rápido, pois não há necessidade de trâmite de documentos. Toda a tramitação é feita digitalmente. Fazemos o registro no sistema, que gera um código de acesso, por meio do qual o contribuinte vai acompanhar pela internet a execução daquele serviço”, declarou. Maria Aparecida destaca ainda que o contribuinte visualiza o processo de atendimento.
 
“A RFB tem 24h para encaminhar os documentos por meio digital para a PFN, e com um código o contribuinte consegue rastrear o serviço. Todo o processo se tornou muito transparente”, observou a chefe de atendimento.
 
Atualmente, todos os assuntos relacionados à dívida ativa da União poderão ser atendidos na unidade da Receita Federal, localizada na avenida Rubens Siqueira Maia, no Centro de Coronel Fabriciano. Os serviços mais procurados, segundo Maria Aparecida, são o requerimento de parcelamento de débito, vistas de processo, sendo a certidão negativa o serviço mais demandando.
“É satisfatório para o contribuinte, e até para nós, porque antes o atendente não sabia o que era de nossa responsabilidade e o que era PGFN, mas agora é tudo por meio de requerimento, feito aqui em Fabriciano, e nós encaminhamos para a PGFN, no Centro de Ipatinga”, destacou.
Os atendimentos são realizados pessoalmente e para agendar, o contribuinte deve ligar para o número 146 ou acessar a página www.receita.fazenda.gov.br.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário